Um filme, uma série e dois livros que vão do rock à máfia

Um filme, uma série e dois livros retratam personagens históricos e enredos fictícios políticos e policiais
Rami Malek: o ator substituiu Sacha Baron Cohen no papel de Freddie Mercury (Foto/Divulgação)
Rami Malek: o ator substituiu Sacha Baron Cohen no papel de Freddie Mercury (Foto/Divulgação)
M
Marcelo Orozco

Publicado em 25/10/2018 às 05:28.

Última atualização em 25/10/2018 às 05:28.

CINEMA

Queen na tela

Foi conturbado levar aos cinemas a vida de Freddie Mercury, vocalista do Queen, em Bohemian Rhapsody. A produção sofreu as demissões do ator principal (Sacha Baron Cohen, de Borat) e do diretor (Bryan Singer, cujo crédito foi mantido, apesar de a conclusão ter sido de Dexter Fletcher). Os incidentes foram neutralizados pela dedicação do ator substituto, Rami Malek. Além do gestual, Malek enxertou sua voz nas músicas sob supervisão dos ex–Queen. Como outras cinebiografias de rock já provaram, não criar constrangimento já é um feito.

Bohemian Rhapsody
Direção de Bryan Singer
Estreia em 1º/11


Foto: Divulgação

SÉRIE

Seguindo adiante

Seriados que perdem a figura principal costumam ter sobrevidas sofríveis. O desafio de House of Cards é contrariar isso na sexta e última temporada, que chega à Netflix em 2 de novembro sem Kevin Spacey como o inescrupuloso Frank Underwood, banido após denúncias de assédio sexual. A figura central será Robin Wright, esposa de Underwood e atual presidente dos Estados Unidos.

Outras tramas sem protagonista

Arquivo X
8
a e 9a temporadas | sem David Duchovny

The Office
7
a e 8a temporadas | sem Steve Carell

Two and a Half Men
da 9
a à 12a temporada  | sem Charlie Sheen


LIVRO

Máfia ficcional

O livro-reportagem Gomorra, sobre a Camorra italiana, deu a Roberto Saviano fama e, desde 2008, uma vida sob proteção policial longe do país natal. Depois de publicar outra boa obra jornalística arriscada (Zero Zero Zero, sobre tráfico de cocaína), ele se lança na ficção. Suas observações do submundo são a base de The Piranhas, romance lançado no exterior sobre jovens delinquentes em Nápoles. Dez adolescentes rodam em suas scooters, cometendo pequenos delitos no início, mirando o almejado crime organizado.

The Piranhas: The Boy Bosses of Naples
Roberto Saviano | 
US$ 27


Foto: Divulgação

LIVRO

Autora misteriosa

A inglesa Agatha Christie (1890-1976) virou referência de literatura policial e recordista absoluta em vendas — são mais de 4 bilhões de exemplares distribuídos no mundo. Embora os livros sejam bem conhecidos, sua vida é um enigma. A biografia autorizada de Janet Morgan, lançada no Brasil pela Best Seller — 34 anos depois da original britânica —, baseia-se em correspondência pessoal e relatos. Detalhes como seu conhecimento sobre venenos, adquirido quando foi farmacêutica, indicam como Agatha criava suas tramas.

Agatha Christie: Uma Biografia
Janet Morgan | R$ 59,90