Do papel para o streaming
Publicações ganham boas versões em longas e séries. Confira três lançamentos recentes para ler e ver
Modo escuro
(Divulgação/Divulgação)
Publicado em 24 de junho de 2022, 06h00.
As opiniões se dividem entre os que preferem os conteúdos originais literários e os que gostam mais das adaptações para as telas. No ano passado, as premiações de cinema contaram com diversas produções premiadas baseadas em livros, como Duna, A Tragédia de Macbeth, Casa Gucci e A Filha Perdida. Recentemente, no streaming, outros livros ganharam versões em forma de filmes e séries. Confira.
Iluminadas
O thriller homônimo da escritora sul-africana Lauren Beukes foi relançado pela Intrínseca no final de abril e ganhou adaptação para série, com Wagner Moura na produção e no elenco, ao lado de Elisabeth Moss. A história se passa em duas eras. Em 1931, Harper Curtis (Jamie Bells), um andarilho violento, invade uma casa abandonada que esconde um segredo chocante: uma vez dentro dela, a pessoa é capaz de ser transportada no tempo. No local, ele encontra nomes de garotas que brilham diante de seus olhos e decide viajar no tempo para encontrar as “meninas iluminadas” e matá-las. Com o assassino voltando no tempo após cada homicídio, seus crimes são perfeitos e impossíveis de ser rastreados. Já em 1992, Kirby Mazrachi (Moss) foi vítima de um ataque que por pouco não a levou à morte. Diferentemente das outras meninas iluminadas, ela sobreviveu e está pronta para ir atrás do homem que tentou matá-la. Disponível na Apple TV+ e pela Editora Intrínseca.

- (Divulgação/Divulgação)
A Serpente de Essex
Lançado no início de maio pela Intrínseca, o livro foi adaptado para série. Em um recomeço após a morte do marido, Cora Seaborne (Claire Danes) troca a Londres vitoriana por um vilarejo no condado de Essex. Acompanhada do filho e da babá do garoto, ela se surpreende com uma história local: a de uma serpente que ataca quem atravessa os pântanos das redondezas, podendo até causar terremotos. Ainda que os moradores locais estejam assustados com a lenda, Cora fica atraída pela criatura e passa a buscá-la. Disponível na Apple TV+ e pela Editora Intrínseca.

Dakota Johnson em Persuasão (Nick Wal/Netflix/Divulgação)
Persuasão
O livro homônimo foi a última publicação de Jane Austen. Dois séculos depois, ganha uma versão em longa-metragem. Vivendo com sua família esnobe à beira da falência, Anne Elliot (Dakota Johnson) é uma mulher fora do padrão com estilo moderno. Quando Frederick Wentworth (Cosmo Jarvis), o homem impetuoso que um dia ela afastou, reaparece em sua vida, Anne precisa escolher entre abandonar o passado e ouvir o coração quando se trata de dar uma nova chance. A partir de 15 de julho na Netflix.
MÚSICA

- (Divulgação/Divulgação)
As boas novas de Tim Bernardes
Com voz inconfundível, Tim Bernardes acaba de lançar seu segundo disco solo. Com faixas compostas entre 2018 e 2020, o álbum foi gravado no ano passado. Entre as canções estão o single Nascer, Viver, Morrer. Durante o próximo mês, o cantor fará turnê pelos Estados Unidos, acompanhando a banda Fleet Foxes. Tudo indica que o álbum siga o sucesso de Recomeçar (2017), que concorreu ao Grammy Latino em 2018.
Mil coisas invisíveis | Tim Bernardes | Coala Records | Disponível nas plataformas de streaming
LIVRO

- (Divulgação/Divulgação)
A saga dos Fasano
Depois de fracassar ao abrir seu primeiro restaurante, Gero Fasano virou sinônimo de excelência na gastronomia e depois na hotelaria. Como? Ouvindo seus instintos. Ele aprendeu que o serviço deve ser invisível e hotel tem de ter cara de hotel, não de casa. A história dos 120 anos do grupo Fasano está contada neste primeiro livro lançado por Gero, com receitas de drinques e pratos italianos, fotos históricas, ilustrações de Filipe Jardim e textos de Luciano Ribeiro.
Fasano dal 1902... | Gero Fasano | Editora DBA | preço sob consulta nos hotéis da rede
REALITY SHOW
A grande família Gil

Cena do programa: músicos se preparam para a turnê (Prime Video/Reprodução)
Com sobrenome de peso na música brasileira, a família Gil se une em casa para gravar um reality show
Pai de Bela, Preta, Nara e José, avô de Flor, Francisco e João, e um dos cantores e compositores mais importantes do país, Gilberto Gil abre as portas de sua casa para um reality show. Na família, as frutas não caem longe do pé. A série original da Amazon Em Casa com os Gil acompanhará a família do músico nos bastidores da preparação de uma turnê na Europa para celebrar seus 80 anos e que vai reunir todas as gerações no palco pela primeira vez. Em 2 horas e meia de gravação, divididas em cinco episódios, será possível conhecer o dia a dia de uma das famílias mais famosas da música brasileira, com o encontro de 15 membros além de Gil, em um retiro criativo de 20 dias no interior do Rio de Janeiro.
Câmeras acompanham os bastidores da preparação e momentos de intimidade, como discussões sobre o racismo no Brasil e a forte influência da cultura afro na sociedade. Mas também é possível esperar por diversas músicas que marcaram gerações e a cultura do país. A turnê também será documentada e apresentada na segunda temporada, Viajando com os Gil.
Em Casa com os Gil | Amazon Prime Video | A partir de 24 de junho
Mais lidas em Revista Exame
Últimas Notícias
Como o Brasil pode usar o "soft power" de Richarlison nas relações internacionais
Há uma semanaChatGPT para poucos: países pobres podem ficar para trás na corrida da inteligência artificial
Há uma semanaO jogo está só começando: o impacto da Riot Games na indústria dos e-sports
Há uma semanaBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais