Revista Exame

De fitas do Bonfim a um espremedor: o ambiente inspirador do country manager da Visa no Brasil

Nuno Lopes Alves transforma sala de trabalho em ambiente colaborativo

Nuno Lopes Alves, country manager  da Visa no Brasil, em seu escritório, um espaço que reflete sua filosofia de liderança: transformar problemas em oportunidades (Leandro Fonseca/Exame)

Nuno Lopes Alves, country manager da Visa no Brasil, em seu escritório, um espaço que reflete sua filosofia de liderança: transformar problemas em oportunidades (Leandro Fonseca/Exame)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 29 de outubro de 2024 às 06h00.

Última atualização em 30 de outubro de 2024 às 09h49.

Audácia, criatividade, diversidade e resiliência são algumas das diretrizes que Nuno Lopes Alves, country manager da Visa no Brasil, aplica em seu escritório e que também fazem parte dos valores da companhia. “Queria um espaço acolhedor, onde todos pudessem se reunir e colaborar”, afirma o executivo. Longe de ser um ambiente convencional, a sala é repleta de mensagens e pequenos objetos, meticulosamente organizados, que refletem sua filosofia de vida e liderança. Desde fitas do Senhor do Bonfim até livros e um espremedor de limão, tudo tem um significado especial.

Atmosfera acolhedora

“O conceito da sala é realmente participativo. A presença constante de pessoas é uma característica marcante. Gosto de colaborar com o time, rabiscar ideias no quadro da parede e trocar experiências. As canetas estão sempre sendo substituídas, pois as utilizo bastante.”

Do limão, uma limonada

Ao lado do espremedor, encontra-se a figura do “Luizmão”, um personagem com cara de limão que simboliza a transformação de problemas em oportunidades. “Juntos, vamos espremer as ideias e fazer do limão uma limonada. Às vezes, uma caipirinha.”

Legado familiar

Nuno carrega consigo um legado familiar de liderança e impacto. “Na parede, o poema Se, do britânico Rudyard Kipling, traduzido pelo meu bisavô há quase um século. É um lembrete constante das minhas raízes.”

Refúgio

Para além do mundo corporativo, Nuno encontra na natureza um refúgio para recarregar as energias. “Viajar é uma das minhas atividades favoritas, ainda mais com a família. Tenho um espírito aventureiro que mantenho vivo praticando esportes como o montanhismo.”

Acompanhe tudo sobre:CEO 49

Mais de Revista Exame

A tecnologia ajuda ou prejudica a diversidade?

Os "sem dress code": você se lembra a última vez que usou uma gravata no trabalho?

Golpes já incluem até máscaras 3D para driblar o reconhecimento facial

Você maratona, eles lucram: veja o que está por trás dos algoritmos