Revista Exame
Acompanhe:

Arte, literatura e entretenimento: 4 dicas de cultura para aproveitar em janeiro

Veja os novos lançamentos de séries, livros e museus em janeiro

A Pina Contemporânea: fachada do novo espaço (Christina Ruffato/Reprodução)

A Pina Contemporânea: fachada do novo espaço (Christina Ruffato/Reprodução)

J
Julia Storch

19 de janeiro de 2023, 06h00

Arte

Em comemoração ao aniversário de São Paulo, a Pinacoteca inaugurará no dia 25 de janeiro seu terceiro museu, a Pina Contemporânea, dentro do Parque da Luz e a poucos passos do museu principal. “O edifício está localizado ao redor de uma grande praça, aberto ao parque e à livre circulação do público. A ideia é promover o encontro e o diálogo, de forma acessível e inclusiva, fomentando a diversidade e a educação”, afirma ­Jochen Volz, diretor-geral do museu.

O novo espaço terá uma grande praça pública coberta e um pavilhão onde está localizada a Galeria Praça, além de dois ateliês voltados para atividades educativas e a loja do museu. Já a Grande Galeria, cinco vezes maior do que a Galeria Praça, está situada no subsolo. Há ainda uma cafeteria no mezanino com vista para o parque.

Com o terceiro prédio, a Pinacoteca de São Paulo se afirma como um dos maiores museus de arte da América Latina, com mais de 22.000 metros quadrados e expectativa de receber 1 milhão de visitantes por ano. “O novo espaço complementa os outros dois edifícios da Pinacoteca através de uma arquitetura permeável e acolhedora, e reflete o espírito de integração social presente em todos os programas desenvolvidos pelo museu, favorecendo a experimentação da arte contemporânea”, diz Volz.

Conquiste um dos maiores salários no Brasil e alavanque sua carreira com um dos MBAs Executivos da EXAME Academy.

Artista sul-coreana Haegue Yang (Chantal Crousel/Reprodução)

Para a abertura do novo espaço haverá duas mostras. Na Grande Galeria haverá uma exposição coletiva com obras do acervo do museu, com peças de diversas linguagens, como instalações, esculturas, pinturas, desenhos e vídeos. Já na Galeria Praça a artista sul-coreana Haegue Yang vai exibir suas obras de grandes dimensões, com uma instalação composta de esculturas feitas com persianas industriais que pendem do teto, como se fossem grandes móbiles, combinadas a outras esculturas móveis. São Paulo agradece.

Pinacoteca Contemporânea I Av. Tiradentes, 273, São Paulo I A partir de 25 de janeiro


Literatura

A vida nos palcos

(Divulgação/Divulgação)

Ao longo de 13 anos, Marco Nanini esteve presente semanalmente na televisão brasileira com o personagem Lineu, de A Grande Família. Mas, desde 1965, o ator vem se apresentando ininterruptamente em mais de 100 produções entre pornochanchadas, novelas, programas de humor e seriados, além de produzir, dirigir e escrever peças e fundar seu próprio teatro.

Com importante presença para a cultura nacional, o artista ganha agora a necessária biografia escrita pela jornalista Mariana Filgueiras, após quatro anos de pesquisa.

O Avesso do Bordado I Mariana Filgueiras I Companhia das Letras I R$ 119,90 I Lançamento 27 de janeiro

A história de um poeta

(Divulgação/Divulgação)

Muito se sabe sobre os perfis de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, três dos mais de 100 personagens criados por Fernando Pessoa. Mas ainda não havia uma biografia definitiva sobre o poeta português. Pessoa: Uma Biografia foi finalista do Prêmio Pulitzer 2022 e eleito um dos melhores livros do ano pelo The New York Times.

A publicação é fruto de uma pesquisa de mais de 25.000 papéis deixados pelo poeta e estudados durante três décadas por Richard Zenith.

Pessoa: Uma Biografia I Richard Zenith I Companhia das Letras I R$ 199,90


Série

Drama à napolitana

A misteriosa autora italiana Elena Ferrante retorna com uma série baseada no livro A Vida Mentirosa dos Adultos

Relações familiares e a adolescência: pontos centrais da trama italiana (Divulgação/Divulgação)

Após o lançamento estrondoso da tetralogia napolitana e uma série da HBO, outra publicação de Elena Ferrante ganha uma produção no streaming, desta vez na Netflix.

Em A Vida Mentirosa dos Adultos, o sul da Itália continua sendo o cenário para os dramas familiares, a passagem da infância para a adolescência e as relações femininas. Diferentemente da tetralogia, o enredo acontece na década de 1990 entre Giovanna (Giordana Marengo) e a conturbada relação da família com tia Vittoria (Valeria Golino).

Giovanna vive entre os dois lados de Nápoles, que se temem e se odeiam: na parte alta, com os pais e sua imagem de refinamento e elegância; e na parte baixa, mais simples, onde vive a parente. A jovem oscila entre as duas, ora subindo, ora descendo, mas sempre constatando que sua cidade natal não oferece saídas nem respostas sobre como lidar com as diferentes situações em que os adultos a colocam.

Os seis episódios, já disponíveis no strea­ming, foram escritos por Elena Ferrante, Laura Paolucci, Francesco Piccolo e Edoardo De Angelis.

A Vida Mentirosa dos Adultos I Disponível na Netflix