Portugal importa o sertanejo do Brasil, mas a intenção não é "roubar mais ouro", diz cantora
Em entrevista à EXAME, Joana Bastos, do grupo Senhoritas, diz que admira a música brasileira e que cover de Marília Mendonça já está gravado para novo disco
Repórter
Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 11h33.
Última atualização em 22 de abril de 2024 às 10h40.
Se no Brasil o sertanejo é o gênero musical mais ouvido, o mesmo não ocorre em Portugal, a terra do fado. Pelo menos por enquanto... De janeiro de 2023 a janeiro de 2024, o país presenciou o crescimento de quase 900% em streams da música 'Sabão em Pó', interpretada pela dupla sertaneja portuguesa Senhoritas. As informações foram compiladas pelo Spotify a pedido da EXAME.
De antemão, JoanaBastos, integrante das Senhoritas, diz que a intenção delas não é "roubar mais ouro do Brasil". "Apesar de apreciarmos a música brasileira de longe, elas também representam o nosso dia a dia. Tenho amigos brasileiros, assisto às novelas brasileiras e admiro demais como expressam suas ideias e sentimentos", afirma. A intenção, segundo a cantora, é desmistificar o gênero para os portugueses.
Joana ouve sertanejo brasileiro na rádio e, entre amigas, adora cantar uma sofrência do feminejo. A admiração é tanta que o próximo plano de Senhoritas é lançar um cover da cantora Marília Mendonça, eternizada como rainha do gênero. "Não faria sentido nenhum avançarmos sem darmos o devido valor a esta artista", diz.
Marília Mendonça em português de Portugal?
O cover de 'Alô, Porteiro', de Marília Mendonça, já foi gravado uma vez por Joana, mas com sua antiga dupla,Ana Cunha. Com a saída de Ana e entrada de duas novas integrantes, Veronica Manuela Pinto Santos e Vera Mónica Jesus Pereira, a faixa foi regravada e, incluse, faz parte do disco que será lançado em breve.
"Nos baseamos muito na cultura brasileira, e não poderíamos deixar de homenagear aquela que foi a rainha da sofrência", afirma Joana.
Como tudo começou
O produtor da então dupla, o português David Navarro, apresentou a canção 'Sabão em Pó' a Joana, que a princípio ficou reticente. "O trecho principal da música dizia 'essa cueca branca calvin klein'. O termo 'cueca' nem se usa mais aqui em Portugal, aqui falamos boxer. Senti um estranhamento logo de cara, mas depois vi que seria uma ótima ideia", diz.
A letra da música foi oferecida pelos compositores brasileirosPriscilla Baia, Melissa Manzi, Pedro Veredas, Rodrigo Hit e Fausto Maciel. "Esse mercado é composto por vários grupos que se concentram aqui em Goiânia, que fazem várias músicas diariamente. Depois de feitas, é a hora de apresentá-las aos empresários responsáveis pelos repertórios dos artistas É aí que existe a possibilidade de elas serem gravadas", explica Veredas à EXAME.
A ponte que fez com que a letra atravessasse o oceano foi Priscilla, que tinha contato com Navarro. Além de 'Sabão em Pó', mais músicas foram encaminhadas para o trio. "É sempre bom manter esse contato com o artista depois que a música é gravada e repercute", afirma Pedro Veredas. Ele acrescenta que, apesar de algumas palavras diferirem entre o português brasileiro e o europeu, o sentimento prevalesce e, feitas algumas adaptações, a canção funcionou muito bem por lá.
O compositor já tinha feito contato com outros artistas portugueses, mas foi com o boom da canção sobre traição que mais cantores do país passaram a procurar compositores de músicas sertanejas. "E eu espero que continue, porque é um mercado muito interessante para nós", finaliza.
Ao futuro
No próximo dia 17, Senhoritas tem show na Alemanha. No dia 26, as artistas vão lançar a canção 'Mulher Merece Mais'.E, em breve, o primeiro álbum do grupo será lançado. "Q ueremos unir Portugal e Brasil, não queremos afrontar-vos, mas sim reconhecer o ótimo trabalho que vocês fazem e a vossa cultura", explica Joana.