Pop

Por que o Dia Internacional contra Discriminação Racial é comemorado no dia 21 de março?

Conheça a origem da data, os eventos históricos que a envolvem e sua importância na luta pela igualdade racial

Dia Internacional da Discriminação Racial: celebrado em 21 de março (Stock/Getty Images)

Dia Internacional da Discriminação Racial: celebrado em 21 de março (Stock/Getty Images)

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 21 de março de 2024 às 09h50.

Última atualização em 21 de março de 2024 às 10h29.

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, uma data para lembrar da importância e a representatividade do povo preto na sociedade. A data estipulada em 1979, foi um marco essencial para o reconhecimento e fortalecimento da população preta na história.

A luta contra o racismo e pela justiça para o povo preto, apesar de ser oficializada no calendário mundial há menos de 50 anos, já existe há milhares de anos. Desde a escravidão no período colonizador, os negros foram submetidos a posição de inferioridade, sofrendo castigos físicos, humilhações e tendo que trabalhar forçados sem qualquer tipo de dignidade.

A luta por igualdade racial se inicia mais fortemente nos anos 60, devido a surgimento de políticas segregacionistas como apartheid na África do Sul. Neste período, diversos pensadores e líderes  iniciaram movimentos que são reconhecidos até hoje. 

Personalidades como Martin Luther King, Nelson Mandela, Malcolm X, entre outros, foram os pioneiros na luta contra discriminação e seus legados são lembrados por muito tempo.

Por que o Dia Internacional contra Discriminação Racial é comemorado no dia 21 de março?

A história do dia 21 de março é em homenagem as vítimas do massacre de Shaperville, ocorrido em 21 de março de 1960 na África do Sul. Na ocasião, 2o mil negros protestavam contras leis segregacionistas do país, que limitavam os lugares onde os negros podiam circular. A manifestação foi pacífica, porem tropas do exército atiraram contra uma multidão no local, matando 69 pessoas e deixando 186 feridas. Esse episódio ficou conhecido como "Massacre de Shaperville"

Quem estabeleceu o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial?

O dia 21 de março foi estipulado pela ONU no ano de 1979, para homenagear as vítimas do massacre de Shaperville, ocorrido em 21 de março de 1960.

O que é discriminação racial?

Discriminação racial, em um conceito bem amplo, trata-se de classificar uma pessoa inferior, simplesmente pelo fato de ter a cor de pele diferente. Nas polícias imperialistas no século XX, estabeleceu-se na sociedade a hierarquia racial, sistema de estratificação baseado na crença de que alguns grupos étnicos são superiores a outros.

Entretanto, sistemas de hierarquias raciais têm sido amplamente rejeitados, desafiados e muitos foram abolidos. Atualmente, existem leis que criminalizam a prática de discriminação e alguns movimentos como Black Lives Matter, chamam a atenção a questões relacionadas a essa hierarquia. 

Confira 10 frases de pensadores e personalidades negras

1 - “Ninguém nasce odiando o outro pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar” - Nelson Mandella

2 - “Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos.” - Malcolm X

3 - Pessoas oprimidas não podem permanecer oprimidas para sempre. O anseio pela liberdade eventualmente se manifesta. - Martin Luther King Jr.

4 - Poucos sabem porque o fato foi escamoteado, distorcido e falsificado durante séculos, que a tão decantada civilização greco romana tem suas origens no Egito Antigo, um país africano, e que a civilização egípcia, por sua vez nasceu no coração da África. - Abdias Nascimento

5 - “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” - Angela Davis

6 - A gente não nasce negro, a gente se torna negro. É uma conquista dura, cruel e que se desenvolve pela vida da gente afora. - Lélia Gonzales

7 - Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele. - Martin Luther King

8 -  “Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou.” - Nelson Mandela

9 - Jogue-me no oceano com meus antepassados que pularam dos navios, porque sabiam que a morte era melhor do que a escravidão. - Movimento Panteras Negra

10 - A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos. - Barack Obama

Acompanhe tudo sobre:RacismoData PopularNegros

Mais de Pop

Quais os próximos feriados de 2024: calendário com todas as datas

O que é Chilaquiles? Entenda a história do prato homenageado no Doodle desta quinta

Água do oceano avança sob ‘geleira do Juízo Final’

Rock in Rio 2024: venda geral de ingressos começa nesta quinta; veja preços e como comprar

Mais na Exame