Nikola Jokic leva prêmio de MVP da NBA pela 2ª vez consecutiva

Esse é o segundo ano consecutivo que Jokic é eleito o melhor jogador da maior liga de basquete do mundo
Nikola Jokic: é o quarto ano consecutivo que um jogador não americano leva o prêmio de MVP na NBA. (Getty Images/AAron Ontiveroz/MediaNews Group/The Denver Post)
Nikola Jokic: é o quarto ano consecutivo que um jogador não americano leva o prêmio de MVP na NBA. (Getty Images/AAron Ontiveroz/MediaNews Group/The Denver Post)
Por Da RedaçãoPublicado em 09/05/2022 12:45 | Última atualização em 09/05/2022 13:05Tempo de Leitura: 3 min de leitura

O pivô Nikola Jokic do Denver Nuggets foi escolhido o novo MVP (melhor jogador da temporada regular) da NBA na temporada 2021/22, segundo revelou o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN americana.

Esse é o segundo ano consecutivo que Jokic é eleito o melhor jogador da maior liga de basquete do mundo. Apenas Bill Russell, Wilt Chamberlain, Michael Jordan, Lebron James, Moisés Malone, Larry Bird, Magic Johnson, Tim Duncan, Steve Nash, Stephen Curry e Giannis Antetokounmpo conseguiram vencer o prêmio por anos consecutivos.

Também é o quarto ano consecutivo que um jogador não americano leva o prêmio de MVP na NBA. O esloveno disputava o prêmio com Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, e Joel Embiid, do Philadelphia 76ers. O resultado reflete a globalização da NBA, que recebe cada vez mais jogadores de outros países. 

Jokic jogou 74 partidas, teve uma média de 27,1 pontos , 7,9 assistências e 13,8 rebotes por partida. Ele ainda, acertou de 58,3% dos arremessos de quadra durante a temporada regular.

O time do pivô ficou em sexto lugar na Conferência Oeste e foi eliminado no primeiro round dos playoffs ao perder a série para o Golden State Warriros por 4 a 1.

O que é ser MVP

O Prêmio de Jogador Mais Valioso da National Basketball Association (MVP) é um prêmio anual da National Basketball Association (NBA) entregue ao jogador com melhor desempenho da temporada regular. A premiação acontece desde a temporada 1955-56.

Como é escolhido o MVP da NBA?

Até a temporada 1979-80, o MVP era escolhido por votação de jogadores da NBA. Desde a temporada de 1980-81, o prêmio é decidido por um painel de jornalistas esportivos e emissoras de todo os Estados Unidos e Canadá.

Cada membro do painel dá um voto para as seleções do primeiro ao quinto lugar. Cada voto do primeiro lugar vale 10 pontos, do segundo lugar vale sete pontos e do terceiro lugar vale cinco, enquanto o voto do quarto lugar vale três e do quinto lugar vale um ponto.

O que ganha o MVP da NBA?

O vencedor recebe o Troféu Maurice Podoloff , que é nomeado em homenagem ao primeiro presidente da NBA, que atuou de 1946 a 1963.

Quem tem mais MVP na NBA?

Kareem Abdul-Jabbar é o maior vencedor do prêmio de MVP. Ele é o único jogador a receber a honraria seis vezes. Três vezes pelo Milwaukee Bucks em 1971, 1972 e 1974 e três vezes pelo Los Angeles Lakers em 1976, 1977 e 1980. Abdul-Jabbar jogou 20 temporadas da NBA. Michael Jordan e Bill Russel venceram cinco prêmios cada um.

LEIA TAMBÉM: