Jane Birkin, cantora de 'Je t'aime... moi non plus', morre aos 76 anos
As causas da morte não foram reveladas, mas a artista tinha cancelado diversos shows recentemente por problemas de saúde
Redação Exame
Publicado em 16 de julho de 2023 às 11h01.
Última atualização em 16 de julho de 2023 às 11h13.
A cantora e atriz franco-britânica Jane Birkin morreu aos 76 anos neste domingo, 16, em Paris, na França. As causas da morte não foram reveladas, mas a artista tinha cancelado diversos shows recentemente por problemas de saúde. Birkin era um ícone cultural e ficou muito conhecida principalmente por conta da música 'Je t'aime... moi non plus'.
Em uma postagem nas redes sociais, o Ministério da Cultura da França classificou Birkin como "um ícone francófono atemporal". A artista na verdade nasceu em Londres em 1946. Por muitos anos teve uma parceria -- e um relacionamento -- com o francês Serge Gainsbourg (1928-1991), com quem cantou a música que a deixou ainda mais famosa. A canção foi lançada em 1969 e proibida em diversos países pelo conteúdo sexual.
- Romário é internado às pressas no Rio para tratar infecção
- Elon Musk lança xAI, empresa de inteligência artificial que quer 'entender o universo'
- Governo Biden perdoa US$ 38 bi em dívidas estudantis nos EUA com ajustes em programa
- O que é Pani Puri? Conheça a comida típica da Ásia homenageada do Google desta quarta-feira
- Itaúsa (ITSA4) rescinde acordo com XP e prevê efeito positivo de R$ 860 milhões em balanço
- Quando começa a Copa do Mundo Feminina 2023?
A post shared by Ministère de la Culture 🇫🇷 (@culture_gouv)
Moda
Para além da música, Birkin fez cerca de 70 filmes e foi dirigida por grandes nomes do cinema francês comoAgnès Varda,Bertrand Tavernier, Jean-Luc Godard, Alain Resnais e James Ivory. Foi indicada ao 'Oscar francês' por três desses filmes que fez durante a carreira.
Ícone fashion e uma das pessoas mais famosas da década de 1960, a artista emprestou seu sobrenome para a grife Hermès criar uma bolsa. Até hoje a peça é sinônimo de elegância e luxo. Em sites na internet, bolsas Birkin usadas chegam a custar centenas de milhares de reais.