Pop

'Attenzione Pickpocket': o que é o 'meme' que viralizou na internet?

A ação surgiu de um grupo dedicado a combater furtos no centro histórico de Veneza

Crime: 'Attenzione Pickpocket' ajudou a evitar onda de furtos no Centro de Veneza (Cittadini Non Distratti/TikTok/Reprodução)

Crime: 'Attenzione Pickpocket' ajudou a evitar onda de furtos no Centro de Veneza (Cittadini Non Distratti/TikTok/Reprodução)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 19 de julho de 2023 às 17h19.

Última atualização em 28 de julho de 2023 às 18h29.

Nesta semana, as redes sociais foram inundadas por posts com as expressões “Attenzione pickpocket!” e "Attenzione borseggiatrici!". No TikTok, um áudio registrou milhares de utilizações e reproduções. Embora pareçam piadas, as frases são alertas para escapar de situações perigosas.

As expressões foram ditas por uma mulher sobre a presença de "batedores de carteira", criminosos que furtam dinheiro e documentos de turistas nas ruas de Veneza, na Itália. No vídeo, após serem expostos, os suspeitos fogem do local, enquanto outras pessoas correm para a direção oposta.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

Os vídeos originais foram publicados pela conta "Cittadini Non Distratti" (Cidadãos Não Distraídos, em português) no TikTok, que tem mais de 350 mil seguidores. Os posts ultrapassam 10 milhões de visualizações. Assim, o episódio resultou em memes com as frases “Attenzione pickpocket!” e "Attenzione borseggiatrici!", que significa "Atenção aos batedores de carteira", "Atenção aos ladrões de bolsa".

@cittadininondistratti2

ATTENTION PICKPOCKETS!!🤬 #PICKPOCKETS #VENICE #BORSEGGIATORI #VENEZIA #BORSEGGIATRICI #CITTADININONDISTRATTI

♬ suono originale - Cittadini Non Distratti

Grupo de alerta

A "Cittadini Non Distratti" começou em um grupo no Facebook, em 2019. Em sua descrição, a página se apresenta como um grupo de voluntários que dedicados a evitar furtos e recuperar carteiras roubadas. Mesmo assim, o coletivo ganhou mais notoriedade ao compartilhar suas ações no TikTok.

Na internet, a "Cittadini Non Distratti" divulga imagens de supostos ladrões. Segundo o site Newsweek, a mulher que gritou “Attenzione pickpocket!” se chama Monica, de 57 anos, e há 30 anos é integrante do grupo que expõe os batedores de carteira no centro histórico de Veneza.

A voluntária circula pelas ruas da região e de outros pontos turísticos da cidade para vigiar possíveis ladrões e impedi-los de furtar itens de turistas distraídos.

Celulares, joias, carteiras e outros objetos de valor de fácil alcance são bastante cobiçados pelos criminosos, diz o “Cittadini Non Distratti".

Leia também:

Acompanhe tudo sobre:InternetRedes sociaisCrime

Mais de Pop

Quando é o Corpus Christi? Saiba se a data é feriado nacional ou ponto facultativo

Virada Cultural de SP na Zona Oeste: confira horário dos palcos e a programação completa

Virada Cultural de SP na Zona Leste: confira horário dos palcos e a programação completa

Virada Cultural de SP na Zona Sul: confira horário dos palcos e a programação completa

Mais na Exame