Exame Logo

Telefônica cria fundo para investir em empreendedores

Anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Antonio Carlos Valente, na abertura da Campus Party, em São Paulo

Não foram revelados ainda o montante do fundo nem os parceiros que irão compor a iniciativa
DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2011 às 17h47.

São Paulo - Empreendedores de todo o país terão mais uma oportunidade de alavancar suas idéias e negócios em 2011. A Telefônica anunciou nesta segunda-feira (17) que criará um fundo com o objetivo de investir em empresas ou projetos relacionados à tecnologia da informação ou comunicação.

O anúncio foi feito pelo presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, na abertura da 4ª edição da Campus Party Brasil, maior evento de inovação tecnológica, internet, e entretenimento eletrônico em rede do mundo, que ocorre de 17 a 22 de janeiro em São Paulo

Veja também

Valente não quis revela o montante do fundo nem os parceiros que irão compor a iniciativa. Entre 20% e 30% do montante será destinado a capital venture, para companhias iniciantes ou até mesmo empreendedores individuais que tenham bons projetos. O restante será voltado para pequenas e médias empresas que tenham projetos e condições de se tornarem grandes.

“Temos no Brasil alguns fundos de investimento, mas este será diferente. A Telefônica será um aplicador que poderá gerar condições de utilização dos produtos em seu próprio negócio.” Valente explicou que a empresa vem fazendo isso há algum tempo, incubando bons projetos e depois tornando-os parte dos produtos oferecidos pela empresa. Os principais projetos que receberão recursos serão nas áreas de vídeo, fibra ótica e ultra banda larga.

Campus emprendedor
A Campus Party 2011 terá 6.500 pessoas acampadas, 500 atividades, 400 horas de conteúdo e 317 projetos, divididos em quatro áreas de conhecimento e 11 áreas temáticas específicas. Os portões foram abertos às 12h desta segunda-feira (17) para todos os campuseiros inscritos.

Um dos temas este ano é o empreendedorismo. Segundo Mário Teza, diretor-geral da Futura Networks, promotora do evento, ele é importante não apenas para quem tem uma empresa, mas também para quem possui uma boa ideia. “Para quem tiver um projeto de inovação que valha a pena ser mostrado, nós abrimos um concurso que se chama ‘Campuseiros empreendem’, em que o vencedor pode ganhar R$100 mil”, explicou.

O Sebrae programou várias ações para os participantes da Campus Party. Entre elas, a entidade vai analisar os projetos apresentados por jovens com ideias e planos de negócios inovadores dentro do espaço Campuseiros Empreendem e Campuseiros Inventam.

Os três melhores colocados ganharão uma vaga para participar do seminário Empretec, metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver o espírito empreendedor nos participantes.

Segundo Teza, representantes de grupos nacionais e estrangeiros, os chamados “angels” também participarão do evento com o objetivo de identificar conteúdos e empreendedores em condições de receberem investimentos em seus projetos.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasPequenas empresasServiçosStartupsTelecomunicaçõesTelefônica
exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame