Quer falar com seu artista favorito? Esta startup vai permitir isso
A Famosos.com chega ao Brasil para conectar fãs e artistas em uma plataforma digital de vídeos
Maria Clara Dias
Publicado em 15 de julho de 2021 às 11h21.
Última atualização em 15 de julho de 2021 às 16h34.
Já pensou em receber uma mensagem personalizada do seu artista favorito? Essa é a proposta da Famosos.com, startup que desembarca nesta quinta-feira, 15, no Brasil. A plataforma digital americana permite que artistas enviem vídeos para seus fãs e mira grandes nomes como o da ex-BBB Juliette e do jogador Neymar.
- Quer abrir a sua própria startup?Saiba como com os fundadores da ACE Startups
Ainda embrionária no mercado, a Famosos.com começou suas operações em julho de 2020, nos Estados Unidos. A ideia de conectar artistas e seus fãs de carteirinha surgiu após o fundador, o venezuelano Andrés Cohen, receber uma mensagem em vídeo de um de seus jogadores de beisebol favoritos em seu aniversário. Emocionado com a surpresa, Cohen percebeu que ali havia uma oportunidade de negócio.
“Percebi que não havia no mercado nenhuma plataforma que me permitisse dar esse mesmo presente a outras pessoas. Entendi que aquilo era uma oportunidade, tanto no mercado norte-americano, quanto na América Latina”, diz Cohen.
Junto de seu sócio, Heinz Sohm, Cohen criou uma plataforma de vídeos que permite o envio de mensagens personalizadas de artistas, jogadores de futebol, atores e músicos para aqueles que pagarem por isso. Os preços cobrados pelos vídeos são de, no mínimo, R$ 25 e podem chegar a R$ 1.000 — e quem define o valor do vídeo é o próprio artista.
Em um primeiro momento, a startup reuniu cerca de 400 famosos artistas latinos durante a sua operação em países como Colômbia, México e Estados Unidos. Alguns deles são o ator Carlos Villagrán, o “Kiko”, do seriado Chaves e Enrique Arce, o “Arturo Román”, da série La Casa de Papel. Hoje, já são mais de 2.000 nomes.
Segundo Cohen, o modelo de negócio da startup hoje consiste em uma divisão dos ganhos entre os artistas e a empresa: 25% do valor cobrado por cada vídeo vai para a startup, enquanto 75% fica com a celebridade. Para dar um estímulo a mais, a empresa se compromete a atender algumas missões sociais com a sua atuação, e parte dos ganhos vai para instituições de apoio a crianças com doenças graves.
A seleção das celebridades
Para fazer a plataforma rodar, porém, Cohen percebeu que era necessário muita tecnologia. Por isso, a Famosos.com desenvolveu uma base de dados própria para uma espécie de “processo seletivo” dos famosos. Com base na análise das interações e alcance em redes sociais como Instagram, YouTube e TikTok, a plataforma seleciona artistas e influenciadores com potencial para integrar a lista de famosos da empresa. “Na nossa pesquisa inicial, identificamos mais de 500.000 mil celebridades com potencial para a Famosos.com, e decidimos que era hora de começar um produto”, conta.
De olho no Brasil e no mercado digital em expansão, a Famosos.com decidiu usar parte do recurso da rodada Eqseed recente para desembarcar por aqui. Recentemente, a Famosos recebeu um aporte de 4,5 milhões de dólares (22 milhões de reais) liderado pela Flybridge Capital, que também já participou de rodadas no unicórnio MadeiraMadeira e em redes como a Open English e a loja de roupas Bowery. Com isso, a chegada ao Brasil também marca a nova fase da startup como uma empresa capitalizada.
“Desde o primeiro dia queríamos lançar a Famosos no Brasil, mas não tínhamos os recursos para alcançar um mercado tão expressivo”, explica Cohen. A startup agora tem uma base de 10 funcionários por aqui, e deve triplicar esse número nos próximos meses.
Com o lançamento oficial, a empresa já passa a operar com 140 celebridades brasileiras. Algumas personalidades são o jornalista Cid Moreira, o cantor Jorge Vercillo, a cantora Lexa e o ex-jogador de futebol Ricardo Rocha.
Planos de expansão
As projeções são otimistas, mas possíveis, baseadas no bom desempenho da empresa nos últimos meses. De julho a dezembro do ano passado, a plataforma teve crescimento médio de 50% no volume transacionado pelos vídeos. Já de janeiro deste ano até o momento atual, o crescimento tem sido de 35%.
Segundo Cohen, a perspectiva é ter, até o final do ano, 20.000 celebridades — sendo 10.000 brasileiros. Para dar fôlego a esse objetivo, a empresa negocia com nomes de peso como o jogador de futebol Neymar e a atual campeã do BBB, Juliette Freire.
Saiba o que acontece nos bastidores das principais startups do país. Assine a EXAME .