PME

Só 14% dos empreendedores planejam sair de férias

Levantamento mostrou que 70,4% dos empresários de pequenas empresas esperam trabalhar mais neste final de ano.

Nada de sombra e água fresca para os empreendedores durante os feriados (Flavio VodSkaMan/SXC)

Nada de sombra e água fresca para os empreendedores durante os feriados (Flavio VodSkaMan/SXC)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2011 às 10h43.

São Paulo – A previsão se repete quase todo ano: você vai trabalhar mais em 2012 do que em 2011 e assim por diante. Para as pequenas empresas, este período de festas costuma ser bastante agitado, em especial na semana que antecede o Natal. É a hora de vender o máximo possível e aproveitar o volume maior de dinheiro que gira na economia.

Além disso, os empresários também cumprem o papel de pais, filhos e amigos-secretos e precisam correr às compras para não desapontar quem espera um presente. Com toda esta correria, a maioria dos empreendedores não planeja tirar férias para descansar em 2012. A informação é de uma pesquisa feita pela empresa de computação na nuvem RingCentral.

O levantamento ouviu 300 empresas americanas e só 14% dos empreendedores estão pensando em sair de férias e se desligar de absolutamente tudo que envolva trabalho. Além disso, 70,4% das empresas esperam trabalhar mais neste final de ano. Mais de 85% dos empresários também disseram que devem atender ligações de trabalho durante os feriados de Natal e Ano Novo.

Ainda de acordo com a RingCentral – que focou a pesquisa no seu mercado -, a maioria dos donos das pequenas empresas está mais flexível quando o assunto é trabalho remoto: 73% dos entrevistados disseram que vão permitir que seus funcionários trabalhem de casa durante este final de ano.

No Brasil, uma outra pesquisa mostrou que, em relação à economia, os empresários brasileiros esperam um 2012 menos aquecido. A expectativa das pequenas e médias empresas para o próximo trimestre, segundo o Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN), é que a economia e o seu ramo de atividade sofram uma desaceleração. Com isso, elas já esperam faturar e contratar menos. Mas continuarão trabalhando mais.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresNatalPequenas empresasStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame