São Paulo – A NFe do Brasil anunciou o lançamento do Nota Grátis, um site para o empreendedor emitir nota fiscal e ainda controlar os documentos na nuvem sem pagar nada. A maioria das pequenas empresas usa o software da Secretaria da Fazenda para a emissão, mas o sistema permite apenas uma emissão por vez e só da máquina onde está instalado.
Antes, só os clientes da NFe do Brasil tinham acesso ao portal. Agora, uma parte das funcionalidades será gratuita a partir do dia 30. “Hoje, 80% das empresas que emitem nota fiscal utilizam o emissor da Secretaria da Fazenda. Nós já tínhamos um portal de emissão e resolvemos mudar a abordagem”, conta Marco Antônio Zanini, diretor da NFe do Brasil.
Segundo Zanini, entre as diferenças do sistema da empresa para o programa disponibilizado pela secretaria estão a possibilidade de emitir a nota em mais de um computador e por pessoas diferentes ao mesmo tempo sem afetar a numeração dos documentos e armazenar os dados na nuvem.
Quem usar a versão gratuita pode emitir notas ilimitadas e o sistema vai armazenar os documentos por 30 dias, com a possibilidade de fazer o download para o computador neste período. Além disso, será possível fazer buscas nas notas por CNPJ, data ou número do documento. Quem quiser manter as notas na nuvem por 5 anos terá que aderir a um dos pacotes da empresa.
O benefício para muitas empresas é também uma estratégia de crescimento da NFe do Brasil. “A gente percebeu que existe uma oportunidade de oferecer uma solução de nota, que não é mais o nosso core como modelo de negócio. Se eu conseguir fornecer uma solução profissional sem custo, amanhã esta empresa pode ser meu cliente em outros serviços”, conta. A expectativa é que 15 mil empresas usem o sistema nos primeiros meses.
- 1. Questão de tempo
1 /12(Divulgação/Samsung)
São Paulo – Trabalhar com alto nível de
produtividade é o sonho de muitos empreendedores. Hoje, há várias ferramentas online que podem ajudar a economizar tempo na hora de gerenciar equipe ou organizar a agenda. Veja 10 ferramentas voltadas para donos de
pequenas empresas ou
startups .
- 2. Agendor
2 /12(Reprodução/Agendor)
Lançado há dois anos, o sistema online do aplicativo auxilia na organização da área comercial de uma pequena empresa ou startup. Além de acompanhar o histórico de clientes, é possível se comunicar com a equipe e gerar relatórios na plataforma. O plano gratuito pode ser utilizado por tempo ilimitado com limite máximo de dois usuários e 150 vendas.
- 3. Asana
3 /12(Reprodução/Asana)
Esta ferramenta é voltada para o empreendedor que precisa gerenciar funcionários espalhados por vários lugares. Com o aplicativo, o compartilhamento de arquivos, conversas e ideias, por exemplo, fica mais fácil. É grátis para até 15 usuários, a partir disso custa 50 dólares ao mês.
- 4. Fuze
4 /12(Reprodução/Fuze)
Facilita a teleconferência com pessoas em diferentes localidades com qualidade HD. Permite que até 25 pessoas participem de uma reunião online de maneira gratuita. Pode ser acessado por meio do computador ou em smartphones nos sistemas iOS e Android.
- 5. CamCard
5 /12(Reprodução/CamCard)
Você tem uma pilha de cartões de visita e não tem tempo para armazenar os dados na sua agenda? Com o aplicativo CamCard, é possível obter as informações usando a câmera do seu celular e os dados são salvos no aparelho. É grátis e está disponível para os sistemas iOS, Android, Windows Phone e Blackberry.
- 6. Evernote
6 /12(Reprodução/Evernote)
A ferramenta ajuda na organização das suas anotações e permite que você colecione textos para ler depois, por exemplo. Um dos recursos que pode poupar tempo de empreendedores é a sincronia automática de dados se você tiver o programa em diferentes aparelhos. Ao categorizar suas notas por tags, fica mais fácil localizar o que você procura. É possível criar uma conta grátis ou a premium, que tem mensalidade de 10 reais.
- 7. Inbox Pause
7 /12(Reprodução/Inbox Pause)
Essa ferramenta é voltada para os empreendedores que não conseguem terminar uma tarefa sem checar se chegou algum e-mail novo na caixa de entrada. O plug-in, disponível para o navegador Chrome, pausa a chegada de e-mails e evita distrações. Dessa maneira, é possível trabalhar sem interrupções.
- 8. MindMeister
8 /12(Reprodução/Mindmeister)
O software é voltado para empreendedores que desejam organizar informações. Pode ser usado no computador, tablet ou no celular e ajuda a construir mapas mentais. É possível convidar outros usuários para que o trabalho seja realizado em tempo real. Existe um plano para uso pessoal da ferramenta que custa 36 reais nos primeiros seis meses.
- 9. Pomodoro Timer
9 /12(Reprodução/Pomodoro)
A técnica Pomodoro ajuda quem deseja administrar melhor seu tempo e aumentar a produtividade. Com o aplicativo, o empreendedor pode customizar o timer quando precisar terminar uma tarefa. O objetivo é trabalhar e pausar de acordo com o método. Disponível na Apple Store por 1,99 dólares.
- 10. Runrun.it
10 /12(Reprodução/Runrun.it)
O Runrun.it tem uma plataforma para gerenciar as tarefas de uma equipe. O plano gratuito pode ser usado por até cinco usuários e o upgrade custa a partir de 80 reais ao mês, com 20Gb de armazenamento e permissão para que até 10 pessoas usem a ferramenta.
- 11. Speek
11 /12(Reprodução/Speek)
Outra ferramenta voltada para conferências online, o Speek mostra quem está falando e quem acabou de entrar na conversa. Além disso, tem um histórico que reúne a data e os participantes de cada conferência. É grátis para até cinco participantes e custa 19 dólares ao mês para fazer uma conferência com até 100 pessoas. Disponível nos sistemas Android e iOS.
- 12. Agora, veja mais sobre empreendedorismo
12 /12(Reprodução)