Exame Logo

Serasa oferece Feirão Limpa Nome para empresas com dívidas

O Feirão Limpa Nome Online começa nesta segunda-feira (28) e vai até o dia cinco de outubro. O serviço de organização financeira é gratuito

Contas acumuladas: renegociação de dívidas empresariais será feita de forma gratuita e digital (Thinkstock)

Mariana Fonseca

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 15h52.

São Paulo – Cerca de metade das empresas brasileiras está inadimplente , segundo estudo da Serasa Experian : das 7,9 milhões de companhias em operação no país, 3,9 milhões estão com as contas em atraso.

Para reverter esse quadro, a organização oferecerá aos empreendedores a possibilidade de renegociar suas dívidas empresariais de forma gratuita e digital. O Feirão Limpa Nome Online, como é chamado o serviço, começa nesta segunda-feira (28) e vai até o dia cinco de outubro.

Nele, credores de vários segmentos estarão disponíveis e poderão oferecer condições especiais aos donos de negócio, como maiores prazos e descontos nas contas. Segundo pesquisa da organização, fazer esse contato é justamente um dos principais obstáculos para recuperar o crédito empresarial (já conferiu o site que ajuda empresa a conseguirem dinheiro durante a crise?).

Como participar?

O empreendedor deve entrar no site do feirão, fazer o cadastro e verificar se os credores com os quais ele possui pendências também estão participando da iniciativa (já está disponível a lista das instituições participantes, pelo mesmo link).

Após escolher a companhia desejada, uma nova janela será aberta, apresentando as pendências do inadimplente e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, site ou chat).

O feirão irá funcionar durante todo o dia, mas algumas empresas disponibilizam outras formas de contato - essas podem ter horários específicos.

Serviços extras

Quem participar do Feirão Limpa Nome Online também poderá usar de forma gratuita por 30 dias o MeProteja Empresas.

O serviço da Serasa Experian permite monitorar o CNPJ da companhia, avisando o empreendedor sobre qualquer alteração nos documentos cadastrados: pendências financeiras, recuperações judiciais e extrajudiciais, falências, ações cíveis, dívidas vencidas e inclusão de contas bancárias e não-bancárias. Esses alertas são enviados ao e-mail do usuário cadastrado.

Segundo o instituto, o conhecimento antecipado de problemas envolvendo o CNPJ da empresa garante uma margem de tempo para gestores agirem e reverterem a situação ( veja por onde começar seu negócio se você é leigo em finanças ).

São Paulo - Ter uma presença mobile é uma opção cada vez mais atrativa para os empreendedores . Mas os smartphones e tablets não servem só para divulgar sua empresa: eles também tornam possível ter os dados financeiros do seu negócio na palma da mão, sem precisar procurar em pilhas e pilhas de papéis. Selecionamos 10 aplicativos , nacionais e internacionais, para o empreendedor saber de trás para frente como está o orçamento do seu empreendimento. Os apps podem ser extensões de um programa com versão desktop ou podem funcionar integralmente de forma mobile.
  • 2. Bills Reminder

    2 /12(Divulgação)

  • Veja também

    Você é um empreendedor que costuma esquecer as contas? O Bills Reminder é um aplicativo que manda lembretes no seu celular quando a hora de pagar se aproxima. Com base nos prazos, a ferramenta organiza as contas em Próximas, Atrasadas, Quitadas ou Não-quitadas.  O app é gratuito e está disponível apenas para Android.
  • 3. ContaAzul

    3 /12(Reprodução)

  • O ContaAzul é um software de gestão para micro e pequenas empresas bem conhecido. A ferramenta recebeu um novo aporte em fevereiro deste ano. O serviço permite fazer controles financeiros e de estoque, integrar a conta bancária e importar informações, emitir boletos e notas fiscais eletrônicas, enviar recibos, proposta e contratos e ver relatórios do seu negócio. Os planos variam de 29 reais a 199 reais por mês, dependendo da escala da empresa. O aplicativo está disponível para o sistema iOS. O aplicativo para Android está indisponível no momento. Leia mais sobre o ContaAzul.
  • 4. Debt Payoff Planner

    4 /12(Divulgação)

    Muitos empreendedores têm de pegar empréstimos para impulsionar seu negócio. O problema vem na hora de saldar essa dívida. É aí que o Debt Payoff Planner pretende ajudar: o aplicativo faz com que o empreendedor tenha um planejamento financeiro para esses empréstimos. O app permite registrar pré-pagamentos, que podem ser usado para dívidas gerais ou específicas, e também mostra taxas promocionais e permite exportar dados para o Excel e para o e-mail. O Debt Payoff Planner custa 2,52 reais e está disponível apenas para Android. Também há uma versão gratuita, mais simples.
  • 5. Expensify

    5 /12(Reprodução)

    O Expensify é outro serviço muito conhecido para organizar as finanças. Ele permite que o usuário importe gastos por meio de sua conta bancária ou manualmente, inclusive tirando fotos de notas fiscais. Também é possível criar relatórios financeiros e pedir reembolsos por serviços como o PayPal. Para os empreendedores, o Expensify organiza, inclusive, webminars (palestras online) sobre como usar o aplicativo para gerir pequenos negócios. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android, Blackberry, iOS e Windows Phone. É possível adquirir versões mais sofisticadas, como "Time" e "Corporativa", por cinco a nove dólares por usuário ativo no mês.
  • 6. Granatum - Controle Financeiro

    6 /12(Reprodução/YouTube/granatumoficial)

    O Granatum - Controle Financeiro promete um pacote completo para fazer a gestão financeira das contas de uma empresa. Entre os serviços oferecidos, estão a visualização do fluxo de caixa em uma única tela, o cadastro de contas a pagar e a receber, a emissão de boletos bancários, a elaboração de relatórios e o acompanhamento de metas estabelecidas para seu negócios. O programa tem planos mensais, semestrais e anuais e a mensalidade parte de cerca de 40 reais. É possível testar o serviço de forma gratuita. O Granatum tem um aplicativo disponível para Android, focado em gerenciamento empresarial. É preciso já ter uma conta na versão desktop para usar o app.
  • 7. Meu Dinheiro

    7 /12(Reprodução)

    O Meu Dinheiro é um gerenciador financeiro online para administrar o orçamento pessoal, da família ou da pequena empresa. Ele contém serviços como contas a pagar e receber, cartões de crédito, controle de projetos, movimentação bancária inteligente, metas de orçamento, emissão de recibos, fluxo de caixa e centros de lucro e custo. O programa possui planos trimestrais, semestrais e anuais, com valor de seis a 10 reais mensais para o plano profissional, além de uma versão básica gratuita para experimentação. O Meu Dinheiro está disponível em apps para Android e iOS, que podem ser acessados usando o mesmo login da versão web.
  • 8. Mint

    8 /12(Reprodução)

    O Mint é um aplicativo que controla quatro categorias principais de custo para as pequenas empresas: as despesas que só ocorrem uma vez , como o investimento inicial; as despesas fixas, como o aluguel; as despesas variáveis, como comissões para funcionários; e as despesas opcionais, como ter café para os clientes.

    O próprio site do aplicativo fez um artigo destacando como o Mint pode ser útil para pequenas empresas: "O dinheiro necessário para operar um pequeno negócio, especialmente no começo, pode ser exorbitante. Por isso, você precisa ter um orçamento para tudo". O Mint é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
  • 9. Qipu

    9 /12(Reprodução)

    O Qipu é resultado de uma parceria entre o Sebrae e o Buscapé. O app propõe não apenas acabar com a inadimplência, mas também permitir que os microempreendedores individuais (MEIs) tenham condições de gerir seu negócio. A ferramenta ajuda a controlar pelo celular ou pela versão web as obrigações das microempresas, mandando alertas sobre contribuições fiscais, arrecadação do microempreendedor ou os benefícios a que ele tem direito. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone, além da versão web. Leia mais sobre o Qipu.
  • 10. QuickBooks ZeroPaper

    10 /12(Reprodução)

    O QuickBooks ZeroPaper afirma ser ideal para profissionais autônomos, MEIs e microempresas. Com o software, você pode aprender sobre finanças de um jeito prático. Com uma interface "mais simples do que uma planilha", o programa registra contas a pagar e a receber, boletos bancários e relatórios, além de poder mandar alertas por e-mail e SMS. A startup já foi citada como uma das revolucionadoras do seu mercado. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.
  • 11. You Need a Budget (YNAB)

    11 /12(Reprodução)

    O You Need a Budget (YNAB) é um programa para controlar o orçamento que se baseia em quatro regras: dê um destino para cada dólar que você ganha; poupe dinheiro para um dia ruim; saiba se adaptar a situações difíceis; e viva esse mês apenas com o dinheiro ganho no mês passado. O serviço oferece, além do software, um curso sobre como administrar o seu dinheiro em nove dias, aulas online e um fórum para tirar dúvidas. Há também um blog com uma categoria apenas de dúvidas sobre pequenos negócios. O YNAB tem uma versão de teste gratuita por 34 dias e o programa custa 60 dólares. Só é possível baixar os aplicativos para Android e para iOS tendo esse programa instalado em um desktop.
  • 12. Tem o sonho de empreender de casa?

    12 /12(Naphat_Jorjee/Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:Dívidas empresariaisEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianInadimplênciaOrçamento federalPequenas empresasSerasa Experian

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame