PME

Sebrae lança publicação sobre food trucks

Modelo de negócio está conquistando o país e democratizando a gastronomia


	Food truck: modalidade de negócio vem ganhando espaço no Brasil
 (Creative Commons/Flickr/Todd Lappin)

Food truck: modalidade de negócio vem ganhando espaço no Brasil (Creative Commons/Flickr/Todd Lappin)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2015 às 16h26.

Brasília – Modalidade de negócio já bastante difundida no exterior, o food truck vem ganhando espaço no Brasil.

A febre começou em São Paulo, chegou ao Rio de Janeiro e agora se espalha por outras cidades do país.

Para orientar os empreendedores que já investem ou querem apostar nesse segmento, o Sebrae lança nesta quinta-feira, dia 9 de abril, um estudo dedicado ao tema que pode ser baixado no site da instituição.

A publicação aborda a história dos food trucks, o modelo de negócio, a regulamentação do segmento e a relação entre ambulantes e restaurantes.

A publicação também chama a atenção para a necessidade de planejar a sustentabilidade do negócio e apresenta algumas soluções para apoiar os empreendedores, como as oficinas SEI, o Programa Alimento Seguro - PAS Mesa, o Na Medida, os 5 Menos que são Mais, entre outras.

O material será lançado no Brasil Mais Simples 2015, que abriga um painel para discutir os desafios da regulamentação e do funcionamento de empresas sem estabelecimento, como é o caso dos food trucks.

O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.

O Brasil Mais Simples 2015 é promovido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, tem a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Corpo de Bombeiros, da Organização dos Empresários de Food Truck e da Secretaria de Desenvolvimento de Belo Horizonte (MG).

A publicação também chama a atenção para a necessidade de planejar a sustentabilidade do negócio e apresenta algumas soluções para apoiar os empreendedores, como as oficinas SEI, o Programa Alimento Seguro - PAS Mesa, o Na Medida, os 5 Menos que são Mais, dentre outras.

Até o momento, apenas os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba têm legislação específica sobre esse assunto.

As cidades de Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte já trabalham na aprovação de normas, mas ainda não regulamentaram esse tipo de comércio.

Brasil Mais Simples

Essa é a quinta vez que o Brasil Mais Simples é realizado. O objetivo de encontro é discutir estratégias que visem a desburocratização nos processos de abertura e encerramento de empresas.

O evento dura dois dias. O primeiro dia é aberto ao público e será realizado no mesmo local do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS).

As inscrições podem ser feitas diretamente no site, clicando no banner Brasil Mais Simples 2015. O segundo dia é realizado apenas para convidados e acontecerá na sede do Sebrae, em Brasília.

Acompanhe tudo sobre:ComércioEmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar