Brasília – Modalidade de negócio já bastante difundida no exterior, o food truck vem ganhando espaço no Brasil.
A febre começou em São Paulo, chegou ao Rio de Janeiro e agora se espalha por outras cidades do país.
Para orientar os empreendedores que já investem ou querem apostar nesse segmento, o Sebrae lança nesta quinta-feira, dia 9 de abril, um estudo dedicado ao tema que pode ser baixado no site da instituição.
A publicação aborda a história dos food trucks, o modelo de negócio, a regulamentação do segmento e a relação entre ambulantes e restaurantes.
A publicação também chama a atenção para a necessidade de planejar a sustentabilidade do negócio e apresenta algumas soluções para apoiar os empreendedores, como as oficinas SEI, o Programa Alimento Seguro - PAS Mesa, o Na Medida, os 5 Menos que são Mais, entre outras.
O material será lançado no Brasil Mais Simples 2015, que abriga um painel para discutir os desafios da regulamentação e do funcionamento de empresas sem estabelecimento, como é o caso dos food trucks.
O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.
O Brasil Mais Simples 2015 é promovido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, tem a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Corpo de Bombeiros, da Organização dos Empresários de Food Truck e da Secretaria de Desenvolvimento de Belo Horizonte (MG).
A publicação também chama a atenção para a necessidade de planejar a sustentabilidade do negócio e apresenta algumas soluções para apoiar os empreendedores, como as oficinas SEI, o Programa Alimento Seguro - PAS Mesa, o Na Medida, os 5 Menos que são Mais, dentre outras.
Até o momento, apenas os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba têm legislação específica sobre esse assunto.
As cidades de Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte já trabalham na aprovação de normas, mas ainda não regulamentaram esse tipo de comércio.
Brasil Mais Simples
Essa é a quinta vez que o Brasil Mais Simples é realizado. O objetivo de encontro é discutir estratégias que visem a desburocratização nos processos de abertura e encerramento de empresas.
O evento dura dois dias. O primeiro dia é aberto ao público e será realizado no mesmo local do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS).
As inscrições podem ser feitas diretamente no site, clicando no banner Brasil Mais Simples 2015. O segundo dia é realizado apenas para convidados e acontecerá na sede do Sebrae, em Brasília.
-
1. Franquias de baixo investimento
zoom_out_map
1/31 (ThinkStock/Nastco)
São Paulo – A relação das
franquias mais
baratas do país, organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), ganhou uma atualização. Com investimento de 5,2 mil reais, a franquia Auto Brasil ocupa o primeiro lugar. Na
lista do ano passado, o posto era da Braziliannail, custando 5 mil reais. As microfranquias são modelos de negócios com investimento de até 80 mil reais. De acordo com dados do balanço da associação, as
microfranquias tiveram um crescimento de 14,7% de 2013 para 2014. Das 2.942 redes brasileiras, 433 possuem esse modelo de negócio. Veja o levantamento da ABF, feito a pedido de EXAME.com, que reúne as franquias de baixo investimento, de 5 mil a 33 mil reais. As informações foram fornecidas pela entidade, com base no seu banco de dados de quase mil redes associadas. O valor divulgado pelas redes franqueadoras não inclui ponto comercial, materiais específicos e taxas adicionais.
Empreendedores que optarem por esse tipo de negócio precisam de muita disciplina e capacidade de trabalhar sozinho.
-
2. Auto Brasil
zoom_out_map
2/31 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)
A rede Auto Brasil é especializada em serviços automotivos, assistência e rastreamento veicular. O modelo de negócio da marca é home-based. O investimento inicial para ser franqueado é de 5,2 mil reais.
-
3. Braziliannail
zoom_out_map
3/31 (Divulgação/Braziliannail)
A franquia Braziliannail foi fundada em 2008 e comercializa máquinas para alongamentos de unhas em gel e decoração de unhas, com desenhos e apliques. O franqueado pode trabalhar de casa ou em um salão de beleza. Uma franquia tem investimento inicial de 6 mil reais.
-
4. Pão Natureza
zoom_out_map
4/31 (Divulgação)
Fundada em 2011, a rede Pão Natureza é especializada em publicidade alternativa, por meio de sacos de pão. O franqueado pode trabalhar home-based, sem a necessidade de ter uma equipe de funcionários. O investimento inicial para abrir uma franquia é de 9 mil reais.
-
5. Studying Programas de Intercâmbio
zoom_out_map
5/31 (moodboard/Thinkstock)
A franquia Studying Programas de Intercâmbio atua no segmento de hotelaria e turismo. O franqueado da marca oferece serviços de agência de viagens e programas de intercâmbio para os clientes. O investimento inicial é de 9,5 mil reais.
-
6. Auto Spa Express
zoom_out_map
6/31 (Divulgação)
Fundada em 2010, a rede Auto Spa Express presta serviços de estética automotiva e lavagem ecológica em domicílio. Uma franquia tem investimento inicial de 9,9 mil reais.
-
7. Light Depil
zoom_out_map
7/31 (Divulgação/Light Depil)
A rede de franquias Light Depil é especializada em serviços de depilação à luz pulsada e bronzeamento a jato delivery. A marca não cobra taxa de franquia e o investimento inicial é de 9,9 mil reais.
-
8. Trata Igui Bem
zoom_out_map
8/31 (Getty Images)
A franquia Trata Igui Bem oferece serviços de manutenção e limpeza de piscinas. Criada em 2012, a rede conta com 224 unidades franqueadas. Para ser franqueado da marca é preciso ter um investimento inicial de 9,9 mil reais.
-
9. Gigatron
zoom_out_map
9/31 (Divulgação/Gigatron)
A Gigatron começou a expansão por meio do franchising em 2012 e é especializada em softwares e prestação de serviços para empresas. A marca apresenta três modalidades de negócios: softwares, websites e certificadora digital. Uma franquia tem investimento inicial de 10 mil reais.
-
10. RH Franquia Online
zoom_out_map
10/31 (Divulgação)
A rede é especializada em serviços de gestão de recursos humanos online e sua matriz fica em Curitiba, no Paraná. O franqueado pode escolher entre os modelos home office, sala comercial ou loja. Uma franquia tem investimento inicial de 14 mil reais.
-
11. Net Branding Treinamentos
zoom_out_map
11/31 (Thinkstock)
Fundada em 1998, a rede de franquias Net Branding Treinamentos oferece consultoria e treinamentos para donos de pequenas empresas. Os serviços são focados na construção e gestão de marcas. Para ser franqueado da marca é preciso ter um investimento inicial de 14,5 mil reais.
-
12. Quinta Valentina
zoom_out_map
12/31 (Getty Images)
A rede Quinta Valentina foi fundada em 2009 e é especializada em calçados femininos. A marca atua com o modelo de venda direta e o franqueado leva os produtos até o cliente. O investimento inicial de uma franquia é de 15 mil reais.
-
13. Mr. Kids
zoom_out_map
13/31 (Divulgação/ Mr. Kids)
A Mr. Kids é uma franquia de máquinas de venda automática de brinquedos e doces. O franqueado não necessita de um ponto comercial, pois as máquinas podem ser instaladas em supermercados, lojas ou shoppings. A franquia tem investimento inicial de 18 mil reais.
-
14. Atual Sistemas
zoom_out_map
14/31 (Getty Images)
Fundada em 2000, a Atual Sistemas atua no mercado de software comercial e oferece soluções para pequenas e grandes empresas. O franqueado tem objetivo de buscar novos clientes e fornecer o suporte necessário. O investimento inicial é de 20 mil reais.
-
15. Multiply Consultoria
zoom_out_map
15/31 (Thinkstock)
A Multiply Consultoria atua no segmento de micro e pequenas empresas e oferece serviços de consultoria para os empresários. Para abrir uma franquia da marca, o investimento inicial é de 20 mil reais.
-
16. Flyworld
zoom_out_map
16/31 (Divulgação/Flyworld)
A Flyworld atua no segmento de hotelaria e turismo e comercializa desde viagens nacionais e internacionais a cruzeiros marítimos. O papel do franqueado da marca é de oferecer os serviços da rede. O investimento inicial necessário para abrir uma franquia é de 21,8 mil reais.
-
17. Zets
zoom_out_map
17/31 (GettyImages)
A Zets é uma rede de franquias e-commerce e a empresa faz parte do grupo Ezconet. Os franqueados escolhem o layout para sua loja virtual e o retorno vem de comissões de vendas. Para abrir uma franquia, o investimento inicial é de 22,5 mil reais.
-
18. Amabilità
zoom_out_map
18/31 (Divulgação)
A rede Amabilità é especializada em serviços de estética e beleza em domicílio. Tratamentos de rejuvenescimento de manchas, emagrecimento e gordura localizada são alguns exemplos. A marca começou o processo de expansão por meio de franquias no ano passado. O investimento inicial é de 24,9 mil reais.
-
19. Criar - Sistema de Ensino de Língua Portuguesa
zoom_out_map
19/31 (Getty Images)
A Criar é uma rede de franquias especializada no segmento de língua portuguesa e redação. Para ser franqueado da marca, o investimento inicial é de 25 mil reais.
-
20. BagNews
zoom_out_map
20/31 (Divulgação/BagNews)
Criada em 2007, a BagNews começou a expansão dos negócios por meio de franquias em 2010. A marca é especializada em publicidade em sacolas, sacos de pão, caixa de pizza, entre outros. O investimento inicial de uma franquia é de 25 mil reais.
-
21. Help Home
zoom_out_map
21/31 (Stock.xchng)
A rede Help Home é especializada em serviços nas áreas de manutenção, reforma, jardinagem e construção. O modelo de negócio da marca é home-based e tem investimento inicial de 27 mil reais.
-
22. Pet Cursos
zoom_out_map
22/31 (Divulgação)
Fundada em 2005, a Pet Cursos atua no segmento de educação profissionalizante. Para abrir uma franquia da marca é preciso ter um espaço de, no mínimo, 40 metros quadrados. O investimento inicial é de 27,4 mil reais.
-
23. Tutores
zoom_out_map
23/31 (Getty Images)
A rede Tutores foi fundada em 2007 e é especializada em oferecer aulas de reforço escolar e cursos livres. O franqueado precisa ter um espaço mínimo de 12 metros quadrados para instalar uma franquia. O investimento inicial é de 30 mil reais.
-
24. Procob
zoom_out_map
24/31 (.)
A rede Procob oferece serviços de cobrança, crédito, cartoriais, entre outros. Fundada em 2000, a marca começou a expansão do negócio por meio do franchising em 2010. Para abrir uma franquia, o franqueado precisa investir 30 mil reais.
-
25. Portal da Cidade
zoom_out_map
25/31 (stock.XCHNG)
A franquia Portal da Cidade permite que o franqueado construa o site de sua cidade. O portal Umuarama foi o primeiro portal da rede e é a unidade piloto da marca. O investimento inicial é de 30 mil reais.
-
26. Petland
zoom_out_map
26/31 (Divulgação)
A Petland é uma rede de petshops e está presente em 11 países. A marca começou a atuar no Brasil no ano passado. De acordo com os dados da ABF, o investimento inicial parar abrir uma franquia da marca é de 30 mil reais.
-
27. Dr. Marido
zoom_out_map
27/31 (Getty Images)
A Dr. Marido é uma rede que oferece serviços domésticos, como consertos e pequenas reformas. Para virar um franqueado da marca, é preciso investir a partir de 31,5 mil reais.
-
28. San Martin
zoom_out_map
28/31 (Divulgação/San Martin Seguros)
Fundada em 1995, a San Martin atua como corretora e administradora de seguros e começou a expansão por meio de franquias no ano passado. O franqueado pode escolher entre dois modelos de negócios: home-based ou ponto comercial. O investimento inicial é de 31,9 mil reais.
-
29. Mídia Pane
zoom_out_map
29/31 (Divulgação)
A rede Mídia Pane é especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão e está sediada na cidade de São José dos Campos. Para ser franqueado da marca, o investimento é de 32 mil reais.
-
30. Seuevento.net
zoom_out_map
30/31 (Thinkstock/Ingram Publishing)
Lançado em 2006, o portal Seuevento.net agrega fornecedores para eventos como casamentos, formaturas, festas infantis, entre outros. O investimento inicial de uma franquia é de 33 mil reais.
-
31. Agora, leia mais sobre franquias
zoom_out_map
31/31 (Daniela Toviansky/EXAME.com)