Quer ter sucesso como o Google? Invente um nome como o dele
Estudo mostra que startups com nomes únicos e fáceis de pronunciar têm mais sucesso com investidores.
Mariana Desidério
Publicado em 22 de julho de 2017 às 08h00.
Última atualização em 22 de julho de 2017 às 08h00.
São Paulo – Quem não quer que seu negócio prospere e consiga investimento para crescer? Porém, para isso, apenas um bom produto não basta. Uma pesquisa divulgada pelo Venture Capital Journal mostra que o nome de uma startup pode afetar significativamente a forma como a empresa é vista pelos investidores . A notícia foi divulgada pelo Business Insider.
Nomes fáceis de pronunciar como Google e Uber são preferidos pelos investidores e tendem a receber mais dinheiro, seja no estágio inicial seja num momento mais avançado do negócio.
Já os nomes únicos ganham a simpatia dos investidores principalmente no início do negócio. Segundo o estudo, como no início da empresa pouco se sabe sobre ela, um nome diferente dá a impressão de que há algo especial ali.
Esses nomes criam a percepção de “grande novidade, o que é valioso para quem investe num negócio em estágio inicial”, diz o estudo.
Obviamente, porém, não é porque sua empresa tem um nome único que isso é garantia de sucesso. O Business Insider lembra de pelo menos três casos em que o ineditismo não salvou o negócio, mesmo com nomes tão exóticos quanto Xobni, Oooooc e Bawte.
Quando o negócio já está em estágio mais avançado, porém, não há tanto benefício em ter um nome diferente. Neste momento, os investidores estão mais preocupados em saber quanto a empresa vale de fato, diz o texto.