Exame Logo

Qual o salário dos sócios da startup após investimento?

Remuneração mensal dos sócios tem que ser negociada com investidores

Cofre (Tatjana Krstic/Dreamstime.com)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2011 às 11h36.

Quanto deve ganhar o dono de uma startup após receber um aporte de capital?
Dúvida enviada pela leitora Dafne Saboia e r
espondido porYuri Gitahy, especialista em startups

Quando um empreendedor e investidor negociam um possível aporte para uma startup , uma das questões importantes a acertar é a remuneração mensal dos sócios. Mas quanto pedir e como negociar para satisfazer as duas partes?

Quanto mais experiente for a equipe, maior o salário mensal esperado pelos sócios. Por outro lado, o investidor responderá que essa experiência deverá ser traduzida em atingimento de metas, e que o salário pode subir gradualmente se as vendas crescerem. O estágio da startup também irá influenciar: quanto maior o potencial de crescimento, maior o capital necessário - ao mesmo tempo, há uma grande possibilidade da própria receita ajudar a pagar os salários dos fundadores, e não seria necessário retirar essa quantia a partir do aporte.

Veja também

Isso tudo acontece porque investidores não agem como um banco que concede um empréstimo - eles compartilham o risco com o empreendedor. Enquanto um empréstimo de banco seria direcionado para pagar os custos, despesas ou projetos que os sócios desejassem, investidores esperam que praticamente todo o capital aportado seja direcionado a coisas previamente combinadas e que farão a startup crescer: marketing, custos comerciais, pesquisa & desenvolvimento, entre outros.

Investidores sempre tentarão reduzir ao máximo a retirada mensal dos fundadores de uma startup no início de sua vida: os salários estarão muito mais próximos de R$ 3.000 do que R$ 10.000. Portanto, quando for negociar seu salário pós-aporte e justifica-lo para o investidor, defina o mínimo que você precisa considerando os custos da região onde mora. Considere que sua qualidade de vida irá cair um pouco, mas deixe claro que está disposto a passar por isso. E por último, defina metas atingíveis que se tornarão seus gatilhos de aumento, crescendo sua retirada na proporção em que você e seus sócios mostram resultados.

Yuri Gitahy é investidor-anjo, conselheiro de empresas de tecnologia e fundador daAceleradora, que apoia startups com gestão e capital semente

Envie suas dúvidas sobre startups paraexamecanalpme@abril.com.br.


Acompanhe tudo sobre:Capital sementedicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioInvestidor-anjoStartups

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame