PME

Qual é a hora certa de apresentar meu projeto a um investidor?

Conseguir um aporte significa aceitar um sócio que você conhece muito pouco, portanto a decisão exige cautela

Qual é a hora certa de apresentar meu projeto a um investidor? (FreeFoto.com/Creative Commons)

Qual é a hora certa de apresentar meu projeto a um investidor? (FreeFoto.com/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2011 às 10h52.

Qual é o momento ideal para buscar um investidor?
Respondido por Yuri Gitahy, especialista em startups

Entenda uma coisa importante: o investidor será um sócio da sua empresa. Ele tem duas diferenças básicas para um sócio normal: primeiro, ele tem menor aversão a risco, porque espera um retorno muito grande para seu investimento e sabe aceitar o fato de perdê-lo caso tudo dê errado. Segundo, ele supervisiona à distância, pois supõe que o empreendedor e seu time sejam capazes de tocar o projeto da forma correta sem depender de uma dedicação maior do investidor.

Assim, conseguir fechar um aporte significa aceitar um sócio que você conhece muito pouco. Tem muitas chances de dar errado, certo? E pode dar mesmo. Dito isso, qual é a hora certa de procurar um investidor?

1) Quando você exauriu as alternativas viáveis para continuar o projeto por conta própria. No Brasil, é comum ver pessoas que usam seu próprio dinheiro, vendem carros e até casas para pagar os custos de sua startup. Tente conseguir um investidor antes de gastar uma quantia que comprometa sua vida pessoal.

2) Quando você ainda tem recursos, mas precisa fazer o projeto andar mais rápido para atingir o ponto de equilíbrio (pagar seus custos de operação e começar a gerar lucro). Se o seu modelo de negócio é promissor, um aporte pode ajudar você a conquistar mercado mais rápido e sair na frente de possíveis concorrentes.

3) Quando você tem um negócio que já está rodando e obtendo receita, e precisa chegar a um novo patamar de crescimento - por exemplo, expandir sua operação para outros países ou investir em uma nova frente de serviço.

O mais indicado é manter a operação sem investimento, ou usando crédito barato para fluxo de caixa. Dinheiro de investidor pode sair mais caro do que você espera.

 


Yuri Gitahy é investidor-anjo, conselheiro de empresas de tecnologia e fundador da Aceleradora, que apoia startups com gestão e capital semente

Envie suas dúvidas sobre startups para examecanalpme@abril.com.br.


Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioPequenas empresasStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar