Mulher segura cartão em frente a computador (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 19 de janeiro de 2012 às 13h36.
Quais os negócios digitais de sucesso no Brasil?
Respondido por Fernando de La Riva, especialista em negócios digitais
Um empreendedor de tecnologia mais experiente (e de mais sucesso) disse certa vez que um investidor só pode ser considerado “a made man” (pronto, usando com ironia a terminologia da máfia) quando participar de uma saída ou venda do negócio relevante, o que mostra que ele é capaz de gerar retorno na taxa esperada para aquele tipo de investimento.
Desta forma, o ambiente de empresas de alta tecnologia no Brasil é carente de exemplos de grandes saídas de sucesso. Podemos dizer que, desde 2001, os três maiores negócios foram Globo.com (800 milhões de reais), Zipmail (365 milhões de reais) e, em 2009, o Buscapé (320 milhões de reais).
Em um critério arbitrário (venda de negócios digitais com mais de R$ 100 milhões), vale colocar nesta lista o IPO do Submarino, a fusão com a B2W e outras operações com valores não confirmados, como a venda da Sacks para a LVMH. Existem ainda estruturas de investimentos não conhecidas que podem já ter gerado retorno desta ordem para os investidores originais, em casos como o Peixe Urbano, Catho e NetShoes.
Quais serão os próximos negócios que gerarão saídas de sucesso para seus investidores? Sobre o mercado de tecnologia brasileiro não podemos deixar de apostar em empresas que atuam em varejo digital, como a NetShoes e o Peixe Urbano (mais maduros), Privalia, Clickon e o último prodígio da aceleradora alemã Rocket Internet, a Dafiti. A partir de um round de 50 milhões de dólares e doze meses de operação, a Dafiti teve um faturamento de 400 milhões de reais.
Envie suas dúvidas sobre negócios digitais para examecanalpme@abril.com.br.