Kindle (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 5 de julho de 2012 às 14h36.
Quais livros um empreendedor digital deve ler?
Respondido por Fernando de La Riva, especialista em negócios digitais
Antes de montar uma empresa, é preciso montar uma personalidade empreendedora. Para isso, uma ótima forma de começar é procurando conhecimento, o que é complicado se considerarmos o volume de informações sobre empreendedorismo na área digital. Correndo o risco de ser injusto, vou citar os dez livros mais relevantes para a formação de um empreendedor digital.
Empreender requer resiliência e senso de propósito. Por isso, você deve começar com “A Revolta de Atlas”, de Ayn Rand, que vai te ajudar a seguir em frente toda vez que pensar em desistir.
No que se refere aos evangelistas, o tripé de negócios é formado por Steve Blank (com “The Four Steps to the Epiphany” e “The Startup Owner’s Manual”), Eric Ries (“A Startup Enxuta”) e Alexander Osterwalder (autor de “Inovação em Modelos de Negócios”).
Além deles, também acho importante conhecer o “Running Lean”, de Ash Maurya; “Atravessando o abismo”, de Geoffrey Moore; e “O Dilema da Inovação”, de Clayton Christensen.
Ainda destaco algumas referências menos densas, como “The Entrepreneur's Guide to Customer Development”, de Brant Cooper, e “Startup”, de Jessica Livingston. Se a sua capacidade de concentração estiver meio baqueada pelo bombardeio habitual de informação, sugiro os blogs do Steve Blank, do Seth Godin e do Paul Graham.
Não existe um formato que garanta o sucesso da sua startup digital, mas existe um padrão de busca que aumenta muito suas chances. Ler este conteúdo pode encurtar o caminho de aprendizado. Uma última dica: falhe barato, falhe rápido e falhe em silêncio até que você ache o seu modelo de negócios.
Envie suas dúvidas sobre negócios digitais para examecanalpme@abril.com.br.