Papel com várias idéias rascunhadas (Stock.XCHNG)
Da Redação
Publicado em 12 de dezembro de 2012 às 08h32.
São Paulo – Abrir um negócio próprio está na moda. O fato é que nem todo mundo está pronto para empreender ou tem as características que ajudam a potencializar o sucesso de uma pequena empresa. Como empreendedor, é preciso mais do que vontade e uma boa ideia para fazer a empresa dar certo.
Os comportamentos marcados como característicos do tal espírito empreendedor costumam ser difíceis de aprender, ao contrário do que acontece com a base técnica e ferramental que o empreendedor pode adquirir. “Empreendedor tem essa coisa de achar que vai mudar o mundo, pensar na frente”, opina Márcio Oliveira Santo Filho, associado da Inseed Investimentos. Veja abaixo cinco sinais de que empreender pode ser uma má ideia para você.
1. Falta curiosidade
Empreender está muito ligado a detectar uma oportunidade e explorar algo novo. Para chegar a isso, os empreendedores são levados, muitas vezes, pela curiosidade. As pessoas que não se esforçam em aprender ou não são naturalmente curiosas podem estar no caminho errado se resolverem abrir uma empresa.
“Tem pessoas que não são curiosas em querer aprender mais. Essa falta de interesse por algum assunto é um começo ruim”, explica Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper.
2. Ai, que preguiça!
Mesmo que exista interesse, o empresário precisa ser proativo. Esperar que alguém resolva os problemas da empresa pode levá-la à falência. “Ser uma pessoa está muito encostada e passiva é uma característica ruim. Já se enxerga uma oportunidade, tem um pouco do viés do empreendedor”, diz Filho.
Além da falta de atitude e da preguiça, os “anti-empreendedores”, segundo Nakagawa, costumam ser acomodados com as situações. “A falta de persistência também é um ponto. Aquela pessoa que desiste fácil e que encara o não como algo definitivo tem este perfil de não empreendedor”, explica o professor.
3. Solidão é melhor
Outro sinal de que empreender pode ser muito arriscado é não gostar de lidar com outras pessoas. Um perfil muito introvertido e solitário pode ser prejudicial ao negócio. “Por mais que seja um negócio online, de casa, vai ter que interagir com gente, mesmo que seja por e-mail e isso cria uma situação ruim”, explica Nakagawa.
4. O dinheiro faz falta
Abrir um negócio próprio exige capital e, dependendo do estágio de vida, abrir mão do dinheiro pode ser um problema. “Tudo começa com o foco da pessoa e o estágio de vida que ela está. Se já estiver com muitas pessoas dependendo financeiramente dela, tomar esse risco é complicado”, diz Filho. Segundo ele, o desafio da falta de capital costuma ser enorme, especialmente nos primeiros meses. “Se não tiver recursos para se bancar nesse tempo, também é complicado”, opina.
5. Muita reclamação, pouca solução
Quem reclama e nunca procura uma solução pode ser um mau empreendedor. “Nos pequenos erros, ao invés de ficar bravo, o empreendedor tem perfil colaborativo”, diz Filho. Além disso, todo empresário, para ele, tem uma boa dose de sonhador, mas sem tirar os pés do chão. “Precisa olhar o curto prazo, ser mais racional e saber ponderar”, explica.