EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de março de 2011 às 09h57.
Estou endividado e decidi abrir contas em vários bancos para aumentar as linhas de crédito. Essa é uma boa estratégia?
Respondido por Márcio Iavelberg, especialista em finanças
São Paulo - A situação de estar em dívida leva um empreendedor a cometer alguns erros. Alguns pensam que vale à pena recorrer a diferentes bancos, em busca de novas linhas de crédito. Pura ilusão. Primeiro porque os bancos utilizam um sistema interligado, fornecido e administrado pelo Banco Central do Brasil, que reúne informações de crédito para todos os bancos. Portanto, todos eles sabem exatamente o limite de crédito já concedido e por quem para aquele CPF.
Segundo porque, mesmo se não tivessem essa informação, os bancos exigem garantias como imóveis, automóveis e até avalistas para a concessão de crédito. E uma hora ou outra esses bens já estarão todos comprometidos. Vale lembrar que um bem não pode ser dado como garantia mais de uma vez.
A melhor estratégia, nesse caso, é buscar o banco onde foi feita a dívida, "abrir o jogo”, dizendo da não capacidade de pagamento e solicitar ao gerente que renegocie o valor pendente. Valeria até juntar todos os produtos utilizados, como: cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, etc. e parcelar todos eles num prazo adequado, com o intuito de que a nova parcela caiba no orçamento.
Márcio Iavelberg é sócio da Blue Numbers Consultoria Empresarial, especializada em PMEs. É administrador, com MBA em Finanças e especialização em Direito Tributário.
Envie suas dúvidas sobre finanças para examecanalpme@abril.com.br.