Exame Logo

O que fazer quando a empresa ultrapassa o faturamento do Simples?

A exclusão do regime é obrigatória, explica especialista

6 dicas para administrar melhor sua startup (Stock.xchng)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2011 às 14h12.

O que fazer quando a empresa ultrapassa o faturamento do Simples?
Respondido porAlexandre Galhardo, especialista em tributos

São Paulo - Quando uma micro ou pequena empresa. inscrita no Simples, ultrapassa o limite de faturamento anual de R$ 2, 4 milhões deverá obrigatoriamente solicitar a exclusão do regime.

A Receita Federal recebe essa solicitação até o último dia útil do mês de janeiro do ano-calendário seguinte. Logo, se em 2011 a sua empresa ultrapassar o faturamento, tem até 31 de janeiro de 2012 para pedir o cancelamento.

Veja também

Se o seu estado tiver um sublimite e ele for ultrapassado, a empresa estará impedida de recolher o ICMS e o ISS na forma do Simples Nacional.

Ao ser excluído do Simples, o empresário deverá fazer um estudo para optar qual o regime a ser adotado no próximo exercício: Lucro Presumido ou Lucro Real.

Dependendo da atividade econômica, a empresa poderá ser desmembrada em filiais de forma que todas as empresas fiquem dentro do limite do Simples.

 <h5>
        <em><strong><br>
        Alexandre Galhardo</strong> é especialista em gestão fiscal-tributária e articulista do site<span style="""text-decoration:underline;"> </span><a href="http://www.seuconsultorfiscal.com.br/" target="_blank">www.seuconsultorfiscal.com.br</a>. <em><br>
        <br>
        Envie suas dúvidas sobre impostos para <strong><a href="mailto:examecanalpme@abril.com.br">examecanalpme@abril.com.br</a></strong>.</em></em> 
Acompanhe tudo sobre:Dicas de Impostos para PMEdicas-para-seu-negocioEmpreendedoresEmpreendedorismoImpostosPequenas empresasSimples Nacional

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame