PME

O plano de marketing deve ser de curto ou longo prazo?

Há muita confusão em relação à diferença entre planos estratégico e tático nas empresas, diz especialista

É hora de começar a pensar no planejamento para 2011? (Joe Lanman/Creative Commons)

É hora de começar a pensar no planejamento para 2011? (Joe Lanman/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2010 às 08h24.

Meu plano de marketing deve ser de curto ou longo prazo?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo - Geralmente, um plano estratégico abrange um período de médio a longo prazo, isto é, de 3 a 5 anos. Se o setor de atuação exigir investimento muito alto, pode chegar até 10 ou 20 anos.

O plano tático, por outro lado, abrange o curto prazo, um ano ou menos. Em ambos, são definidos objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, mas, naturalmente, as ações e o orçamento são mais detalhados no plano tático.

O plano de marketing é derivado do plano estratégico do negócio. Ou seja, é importante primeiro definir a visão da empresa, o modelo do negócio e a estratégia competitiva. O plano de marketing pode compreender o lançamento de uma empresa ou de um novo produto e, se não houver lançamentos, pode ser simplesmente o plano que engloba todos os produtos comercializados pela empresa.

O plano de marketing pode (e deve) conter projeções de longo prazo, mas as estratégias, ações e o orçamento costumam referir-se a um período curto, geralmente de um ano. Portanto, o plano de marketing é tático.

Esse plano deve ser revisto conforme a necessidade da empresa e do seu setor de atuação. Em ambientes mais instáveis e setores mais voláteis, o plano deve ser revisto com periodicidade menor. Mas é comum que o plano de marketing seja um documento revisto anualmente. Evidentemente, é importante que o documento do ano seguinte seja uma evolução do ano anterior.

Deve-se começar com uma análise crítica da capacidade da empresa de prever cenários, alcançar objetivos, traçar estratégias apropriadas e executar ações de maneira efetiva.

    <h5>
        <em><strong>Daniela Khauaja</strong> é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM. <br>
        <br>
        Envie suas dúvidas sobre marketing para <strong><a href="mailto:examecanalpme@abril.com.br">examecanalpme@abril.com.br</a></strong>.</em>
Acompanhe tudo sobre:dicas-de-marketing-de-pmedicas-para-seu-negocioEmpreendedoresPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame