O franqueado é obrigado a comprar produtos só do franqueador?
Em geral, a rede consegue negociar com mais força com os fornecedores
Da Redação
Publicado em 10 de janeiro de 2011 às 08h24.
O franqueado é obrigado a comprar os produtos apenas da franqueadora?
Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias
São Paulo - Existem duas situações que são comuns nas redes de franquias: a primeira é quando a franqueadora é também a fornecedora dos principais produtos e a outra é quando a ela credencia diversos fornecedores para abastecer a rede. Em qualquer uma das situações o franqueador sempre vai ditar as regras quanto à compra de produtos.
O que acontece em muitas redes, principalmente as de alimentação, é que o franqueador dá certa liberdade para o franqueado desenvolver alguns fornecedores em sua região. Isso, porém, varia conforme o que foi definido em contrato.
Apesar de não ser comum, existem franqueadores que não proíbem o franqueado de comprar de determinados fornecedores. De qualquer forma, o franqueador deve fazer negociações centralizadas para toda a rede, usando essa força para obter vantagens e melhores margens, já que esse deve ser um dos objetivos para se operar em redes de negócios.
A capilaridade do negócio e a visibilidade da marca vão permitir cada vez mais ganhos de escala, além de atrair parceiros estratégicos para a rede. Por isso, o franqueado deve lutar para que as compras sejam fruto de uma negociação centralizada pela franqueadora.