Exame Logo

Mercado Livre dá desconto para empreendedor vender pela plataforma

Companhia conta hoje com 11 milhões de vendedores na América Latina, e a expectativa é que, com a campanha, esse número aumente entre 20% e 25%

Mercado Livre: empresa tem 44 milhões de compradores - número esse que vem crescendo também dadas as restrições por causa do novo coronavíru (Mercado Livre/Divulgação/Divulgação)
NF

Natália Flach

Publicado em 16 de abril de 2020 às 15h50.

Última atualização em 16 de abril de 2020 às 17h07.

As medidas de isolamento social fizeram com que muitos lojistas tivessem que fechar as portas, mesmo com caixa positivo e produtos para vender. A saída para esses empreendedores tem sido migrar o comércio fisico para o online. Para ajudar nessa transição, o Mercado Livre, empresa de tecnologia para ecommerce e serviços financeiros, vai dar desconto de 30% nas comissões para novos vendedores no marketplace até o dia 30 de junho.

Já para aqueles que preferirem abrir a sua própria loja dentro do Mercado Shops, não haverá cobrança de comissão em abril e, nos três meses seguintes, será aplicado um desconto de 70%.

Veja também

As regras do marketplace e do Mercado Shops valem para qualquer tamanho de empresa, de microempreendedores individuais (MEI) a grandes companhias, desde que a conta no Mercado Livre tenha sido aberta a partir de 1o de abril. Além disso, estão incluídos todos os tipos de produtos - desde que respeitando a política do que pode ser vendido na plataforma - e valores, desde que custem mais de 6 reais, que é o preço mínimo definido pelo Mercado Livre.

"O nosso intuito é ajudar o pequeno e o médio empreendedor que viram queda de faturamento da ordem de 65%", afirma BrunoGuarnieri, diretor de marketplace do Mercado Livre no Brasil, em entrevista exclusiva à EXAME."Nós já sentimos um aumento de vendedores na plataforma entre o final de março e início de abril."

Atualmente, o Mercado Livre conta com 11 milhões de vendedores na América Latina, e a expectativa é que, com a campanha, esse número aumente entre 20% e 25%. Já o total de compradores alcança 44 milhões - número esse que vem crescendo também dadas as restrições por causa do novo coronavírus. "Entre a última semana de março e a primeira de abril, o número de novos compradores via internet dobrou em todo o mercado, e isso teve reflexos também no Mercado Livre", diz Guarnieri.

Além do desconto, o Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, anunciou nesta semana a criação de uma linha de crédito voltada para o pequeno e médio empreendedor de 600 milhões de reais.

Confira abaixo as condições oferecidas aos empreendedores:

Marketplace:

Mercado Shops (loja própria online)

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-vendas-de-pmeEmpreendedoresMercado Livre
exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame