São Paulo – O jovem empreendedor Moziah Bridges tem apenas 13 anos e é dono de uma pequena empresa que fatura 200 mil dólares. A sua marca, Mo’s Bows, é especializada em gravatas-borboleta. Cada gravata custa, em média, 50 dólares.
Não bastasse isso, o investidor e empreendedor Daymond John é mentor do garoto desde 2013. A mentoria começou após o jovem comparecer ao programa norte-americano Shark Thank, um game show em que empreendedores apresentam suas ideias de negócio a potenciais investidores para conseguir financiamento.
Na época, ele e sua mãe, Tramica Morris, estavam em busca de um financiamento de 50 mil dólares em troca de 20% do capital da empresa. Em entrevista ao Business Insider, John conta que ver Bridges com sua mãe no programa o fez lembrar de sua própria história.
Em 1989, o investidor recusou uma oferta de 10 mil dólares por 40% de sua empresa que vendia chapéu. Após 10 anos, seu negócio cresceu e virou a FUBU, avaliada em 100 milhões de dólares.
Tudo começou quando o garoto não conseguia encontrar uma gravata-borboleta que gostasse. Inspirado pela avó, ele começou a costurar aos nove anos. Ele também chama a atenção da mídia internacional pelo seu estilo: o próprio jovem escolhe os tecidos de cada peça produzida. Para ele, desenvolver uma gravata colorida ajuda a tornar o mundo um lugar mais divertido e feliz.
Ainda de acordo com o Business Insider, o empreendedor mirim conta com uma equipe de sete funcionários, incluindo sua mãe e avó.
Não crescer tão rapidamente, permanecer fiel à sua marca, expandir o negócio com gravatas e adquirir acordo de licenciamento com empresas são alguns dos conselhos que Bridges recebeu de seu mentor.
Hoje, suas gravatas podem encontradas, por exemplo, na loja de departamentos de luxo Neiman Marcus. Até os 20 anos, o jovem empreendedor deseja ter a sua própria linha de roupas.
- 1. Jovens milionários
1 /12(Thinkstock)
São Paulo – Ganhar milhões de dólares é o sonho de muitos
empreendedores . Alguns conseguem isso muito antes do que a maioria. É o caso de Nick D'Aloisio, que criou um
app aos 17 anos, vendeu para o Yahoo! e tem patrimônio estimado em mais de 30 milhões de dólares. Veja este e outros exemplos de
sucesso de jovens que conseguiram juntar milhões de dólares antes a maioria dos empresários.
2. Mark Zuckerberg 2 /12(Getty Images)
Os valores de patrimônio de Mark Zuckerberg fazem todos os outros empreendedores da lista parecerem pobres. Segundo estimativas de mercado, o Facebook teria rendido a Zuckerberg mais de 35 bilhões de dólares, tornando o jovem um dos empreendedores mais bem sucedidos da história da tecnologia e um dos homens mais ricos do mundo.
3. Andrew Mason 3 /12(Jimmy Fishbein/EXAME.com)
Ex-CEO e um dos criadores do Groupon, Andrew Mason revolucionou um mercado e chegou à bolsa de valores em menos de três anos. O Groupon já conseguiu mais de 1 bilhão de dólares em investimento e apesar de amargar resultados ruins nos últimos tempos, Mason conseguiu engordar a conta bancária. Estima-se que ele tenha 200 milhões de dólares.
4. Nick DAloisio 4 /12(Getty Images)
O jovem empreendedor que começou a programar aos 12 criou um app que resume textos e notícias. O Yahoo! comprou a ferramenta por 30 milhões de dólares e Nick D'Aloisio passou a fazer parte do time da empresa antes mesmo dos 20.
5. Mike Krieger 5 /12(Gilberto Tadday/EXAME.com)
O Brasil está representado por Mike Krieger, um dos fundadores do Instagram. Depois de estudar em Stanford, Krieger criou o app com Kevin Systrom e conseguiu atrair milhões de usuários. Em 2012, o aplicativo foi comprado pelo Facebook por mais de um bilhão de dólares. Estima-se que o patrimônio de Krieger seja de 100 milhões de dólares.
6. Ben Silbermann 6 /12(Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)
Ben Silbermann é um dos fundadores e CEO do Pinterest, rede social de imagens que já recebeu investimentos de mais de 700 milhões de dólares, com avaliação acima de 1 bilhão de dólares. Seu patrimônio estimado é de 100 milhões de dólares.
7. Drew Houston 7 /12(Getty Images)
600 milhões de dólares é o patrimônio estimado de Drew Houston, CEO e um dos criadores do Dropbox. A empresa faz parte do clube do bilhão, com avaliação de mais de 10 bilhões de dólares. Desde a fundação, Houston já coordenou 21 aquisições.
8. Catherine Cook 8 /12(Reprodução)
Criadora do site MyYearBook.com, Catherine Cook é uma das pioneiras das redes sociais. A garota começou a empreender ainda bem nova e teria acumulado, segundo estimativas, mais de 30 milhões de dólares.
9. Aaron Levie 9 /12(Divulgação)
Um dos fundadores do Box, Aaron Levie criou a ferramenta de armazenamento na nuvem junto com Dylan Smith. A empresa recebeu mais de 500 milhões de dólares em investimento, chegou a valer mais de 1 bilhão de dólares, fez seis aquisições e abriu o capital neste ano. Aos 30 anos, o empreendedor tem patrimônio estimado em mais de 100 milhões de dólares.
10. David Karp 10 /12(.)
Ele largou a escola para trabalhar com desenvolvimento de softwares e acabou criando um negócio bilionário. O Tumblr já tinha recebido mais de 120 milhões de dólares em investimentos quando foi comprado pelo Yahoo! por 1,1 bilhão de dólares. David Karp teria acumulado um patrimônio de 40 milhões de dólares e é investidor de várias startups.
11. Robert Nay 11 /12(Reprodução)
Aos 14 anos, Robert Nay já era apontado como o possível novo Mark Zuckerberg. O jovem empreendedor criou um game chamado Bubble Ball, que desbancou o Angry Birds na lista de mais baixados da App Store, da Apple. Em duas semanas, Nay faturou mais de 2 milhões de dólares com o joguinho.
12. Filmes 12 /12(Thinkstock)