EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Em um empreendimento ou negócio, as oportunidades normalmente estão ligadas às nossas habilidades ou a áreas onde atuamos - o que direciona nosso interesse e permite a primeira avaliação ou contato com uma possível oportunidade. Aí se concentram as possibilidades de acumular informações e seguir com uma boa idéia ou descartar um projeto absurdo.
É preciso identificar uma oportunidade para empreender no óbvio. Não se deve imaginar coisas complexas, mas as simples e óbvias. Depois é hora de fazer uma avaliação maior, pensando se essa necessidade é só minha ou é de outros também, se essa oportunidade é ocasional ou permanente.
A partir deste momento deve-se ficar focado na possibilidade descoberta para complementar a análise de viabilidade e perceber possíveis desvios. Nem sempre o empreendimento identificado pode ser viabilizado sozinho; pode haver falta de recursos, de conhecimento sobre o tema ou de tempo. As sociedades podem diluir riscos a serem assumidos.
A busca por oportunidades é permanente. O empreendedor de sucesso deve estar aberto a mais burra das idéias e ações que o cercam. Estar aberto às novidades é uma condição empreendedora; tentar entender, comparar com o que se conhece e ampliar os horizontes dá uma vantagem permanente na análise das novas oportunidades.
Fonte: Gazeta Mercantil - 14 de abril de 2008