Fran’s Café terá rede de lojas populares
Lojas com nova bandeira serão voltadas a áreas com alta circulação de pessoas e terão preços mais populares
Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 16h37.
São Paulo - A rede Fran’s Café deve inaugurar até o final deste ano um novo modelo de loja, voltado a áreas com alta circulação de pessoas e com preços mais populares.
Segundo Henrique Ribeiro, sócio da rede, a nova bandeira terá um cardápio mais enxuto – com até 50% menos itens que os vendidos hoje nas lojas da rede – e os preços devem ser até 15% menores que os praticados hoje pela marca. O ticket médio atual é de aproximadamente 15 reais.
O objetivo é atrair um publico maior para a rede, que hoje tem 139 lojas em funcionamento no país. As lojas da nova bandeira, cujo nome provisório é Fran’s Especial (Fran’s Express também é uma alternativa considerada pelos donos da marca), serão menores, ocupando entre 40 m2 e 60 m2 – metade do espaço utilizado nas lojas atuais.
O investimento inicial para abertura também será mais modesto, variando entre 180 mil reais e 200 mil reais – uma loja tradicional da marca custa entre 300 mil e 400 mil reais hoje.
“São lojas voltadas a um publico que está de passagem, em locais movimentados”, explica Ribeiro. Segundo o executivo, o objetivo não é só atrair o consumidor de classe C - que já tem naturalmente procurado mais a marca -, mas também oferecer uma cobertura maior para o cliente atual da rede - ele estima que 50% do publico das novas lojas será de frequentadores tradicionais do Fran’s Café.
Estratégia de crescimento
O movimento de abertura da marca, tradicionalmente voltada a consumidores de classe A/B, a um publico de menor renda já vem acontecendo ao longo dos últimos anos.
Desde 2009, o Fran's vem remodelando seu cardápio e incluindo itens com preços mais acessíveis no seu mix de produtos para atrair uma faixa mais ampla de consumidores.
Segundo Ribeiro, houve uma redução de cerca de 40% nos itens do cardápio ao longo dos últimos dois anos. “Com isso conseguimos aumentar o volume e negociar preços menores”, justifica o empresário.
Para este ano, a rede prevê a inauguração de cerca de 20 novas lojas no modelo tradicional, com investimento de mais de 8 milhões de reais por parte dos franqueados. O foco principal são as regiões Norte e Nordeste, onde devem se concentrar 50% das novas unidades. O processo de expansão já começou, com novas lojas inauguradas em São Caetano do Sul e Campinas, no estado de São Paulo, e Salvador, na Bahia.
Com a expansão, a rede projeta um crescimento de até 40% sobre o faturamento médio de 120 milhões de reais registrado em 2010.
As lojas tradicionais da marca faturam em média 60 mil reais por mês e oferecem margem de lucro entre 18% a 22%. O prazo de retorno sobre o investimento é estimado em 24 a 36 meses.
Além das lojas tradicionais, a marca já trabalha com um modelo mais enxuto de franquia, os quiosques Station, para prédios comerciais. Com 13 unidades abertas, este formato também tem potencial para crescer, já que a rede negocia com mais 1 mil pontos comerciais para obter o aval para instalar lojas no modelo. O custo para instalação de um quiosque é de cerca de 100 mil reais.
O primeiro Fran’s Café foi inaugurado em 1972 na cidade de Bauru, interior de São Paulo. Em 1992, a rede começou a expansão via franquias. Das 139 lojas em atividade hoje, apenas quatro são próprias.
A marca é uma das fortes no segmento de cafeterias, que cresce à taxa de 20% ao ano no Brasil, movimentando 800 milhões de reais anualmente, de acordo com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).