PME

Empresa cria solução para espera em filas demoradas

Tecnologia do Guarda Fila muda percepção de empresários e clientes


	Sem mais filas: solução criada por empresário organiza, gerencia e também respeita a prioridade dos atendimento
 (Tony Ashby/AFP)

Sem mais filas: solução criada por empresário organiza, gerencia e também respeita a prioridade dos atendimento (Tony Ashby/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2012 às 09h57.

Florianópolis - Em um mundo em que cada minuto vale muito, a espera obrigatória em filas de órgãos públicos ou privados irrita muita gente. Foi por isso que a empresa Guarda Fila criou o Sistema de Gestão do Tempo (SGT). A solução organiza, gerencia e também respeita a prioridade dos atendimentos. Outra vantagem é a flexibilidade, pois permite que os usuários se ausentem com segurança do estabelecimento durante a espera. “Queremos mudar a percepção dos clientes sobre as filas, transformando a espera em um novo e agradável momento”, enfatiza Paulo Queiroz, diretor da Guarda Fila.

Entre os clientes da empresa está o Shopping Iguatemi, de Florianópolis. Em algumas datas promocionais, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, o shopping apostou em ações que além dos descontos garante o sorteio de brindes como apartamentos, carros ou joias. Nesse momento, entra o SGT para a organização da troca de cupons. Para o gerente do Iguatemi, Rafael Fielder, o serviço da empresa superou as expectativas.

“Dar liberdade aos clientes para passear pelo shopping ou fazer um lanche enquanto aguarda seu atendimento é sem sombra de dúvidas um diferencial bastante importante, que favorece não só o cliente, mas o shopping e o lojista”, destaca. Na ação do Dia dos Namorados, por exemplo, foi garantido aos usuários o equivalente a cinco dias de tempo total livre para passear pelo shopping.

Queiroz enfatiza que a intenção é mudar a percepção dos usuários com relação à espera, melhorando a qualidade do processo de atendimento e aumentando a satisfação com o serviço que está sendo prestado. “Somos uma empresa de tecnologia preocupada com o bem-estar das pessoas e que procura, por meio da inovação, ajudar a melhorar a vida agitada da população”, observa Paulo Queiroz.

O SGT permite que as pessoas retirem uma senha, cadastrem seu número de celular no terminal, para, em seguida, sair tranquilamente para passear, lanchar ou resolver pendências. Quando o atendimento se aproximar, os clientes recebem uma ligação via celular para seguir ao guichê. A Guarda Fila é incubada no MDI Tecnológico, em Florianópolis, incubadora mantida pelo Sebrae em Santa Catarina e gerenciada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoInovaçãoPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame