PME

IntercambioWeb fatura com pacotes de intercâmbio online

Rodrigo Valente investiu 250 mil reais na empresa, que monta e comercializa viagens de intercâmbio pela internet

Malas prontas (FABIO MANGABEIRA)

Malas prontas (FABIO MANGABEIRA)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2012 às 05h00.

São Paulo – Aos 30 anos, o empreendedor Rodrigo Valente se uniu à esposa, Ticiana, para investir na IntercambioWeb, uma agência de viagens de intercâmbio totalmente online. “Há três anos, desenvolvemos um plano de negócios na pós graduação que era explorar a venda de pacotes para cursos no exterior pela internet. Depois de quase dois anos de estudo, fizemos uma análise e começamos a operar no meio de 2011”, conta Rodrigo.

O casal investiu 250 mil reais no desenvolvimento da plataforma, em ações de marketing e na identidade visual do negócio, e aposta no crescimento do mercado. “Este é um mercado com muito a ser explorado. Fazemos parte de uma geração em que a movimentação de compras é napela internet e nenhuma agência terminava o processo de vendas online”, diz.

O público-alvo da empresa é o jovem, recém-formado e que esteja querendo passar um tempo imerso em outro país. “Nosso nicho de mercado não é o adolescente, mas o jovem que já tem independência financeira e quer fazer um curso de inglês, principalmente”, explica Rodrigo.

Segundo ele, nenhuma outra empresa presta um serviço parecido hoje. Apesar de terem informações e cotações online, as empresas exigem que o cliente vá até uma loja para ter mais detalhes da viagem. “O fechamento é sempre off-line”, diz.

Para começar, o empreendedor entrou em contato pessoalmente com as escolas internacionais explicando o projeto. “Todas elas foram bem acessíveis”, diz. Os cursos de inglês respondem por 80% do faturamento de 200 mil reais que a empresa teve no primeiro semestre de operação. Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos são os destinos mais buscados.

A meta para 2012 é faturar de 1,5 milhão a 2 milhões de reais. “Vamos investir na venda direta para o cliente, sendo um canal de venda nas agências tradicionais. Elas vão ter acesso ao sistema e montar a venda para o cliente na loja”, conta.

Acompanhe tudo sobre:Pequenas empresasTurismo

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame