Exame Logo

Copa não consegue animar empreendedores, diz pesquisa

Índice mostra que otimismo continua em baixa no próximo trimestre; empresários não acreditam em melhora na economia

Neymar se emociona ao ouvir o hino nacional do Brasil na partida entre México e Brasil na Copa do Mundo 2014 (Buda Mendes/Getty Images/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2014 às 17h43.

São Paulo – Nem a Copa do Mundo consegue animar as expectativas dos empreendedores brasileiros. Segundo o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN), feito pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, com apoio do Santander, houve queda no nível de otimismo para o próximo trimestre.

Na última pesquisa, o índice era de 65,9 pontos. Agora, teve queda de 3,9%, o quinto recuo consecutivo, alcançando 63,3 pontos. Os entrevistados disseram que não esperam melhoras nos negócios no período de julho a setembro, indicando que nem a Copa do Mundo no Brasil vai ajudar a economia.

Veja também

http://cf.datawrapper.de/LSobw/1/

Os empreendedores não esperam aumento nos lucros nem planejam novos investimento, segundo a pesquisa. Para o professor e pesquisador do Insper José Luiz Rossi Júnior, o mau humor generalizado tomou conta dos pequenos empresários.

A única região com aumento na confiança foi o Centro-Oeste, estimulado pelos resultados do agronegócio. Mesmo assim, o Norte continua aparecendo com o maior índice, de 69,9 pontos. Veja no gráfico a comparação das outras regiões.

http://cf.datawrapper.de/QinIi/1/

Na divisão por setor, os comerciantes tiveram a maior queda, de 4,4% no índice, chegando a 62,6 pontos. A queda em serviços e indústria foi de 3,6% e 3,1%, respectivamente. Veja a comparação no gráfico abaixo:

http://cf.datawrapper.de/4Hx3v/2/

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaCopa do MundoEmpreendedoresEsportesFutebol

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame