Fintechs brasileiras se destacam entre as mais inovadoras (Nubank/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 30 de dezembro de 2019 às 13h20.
Última atualização em 30 de dezembro de 2019 às 16h05.
O Brasil tem quatro startups que atuam na área de finanças, as chamadas fintechs, entre as cem mais inovadoras do mundo, segundo a sexta edição do relatório Fintech100 2019 da KPMG. Nubank, Banco Inter e Creditas estão entre as top 50 do levantamento, feito em conjunto com a H2 Ventures em 29 países.
O estudo separa as empresas selecionadas em duas categorias: Top 50, em que constam as melhores do setor que foram classificadas em inovação, aumento de capital, tamanho e localização; e a chamada "Emerging 50", que reúne as mais novas que estão na vanguarda de tecnologias e práticas inovadoras. Nesta categoria, aparece a brasileira Rebel.
Empresas da China e da Ásia dominam o ranking das dez primeiras colocadas do relatório. Assim como em 2018, a lista deste ano mostrou as fintechs de pagamentos e transações na liderança. Elas foram seguidas por empresas de gestão de patrimônio (20), companhias seguradoras (17) e empresas de concessão de crédito (15).
Confira a classificação das fintechs de acordo com o estudo:
1º - Ant Financial (China)
2º - Grab (Cingapura)
3º - JD Digits (China)
4º - GoJek (Indonésia)
5º - Paytm (Índia)
6º - Du Xiaoman Financial (China)
7º - Compass (Estados Unidos)
8º - Ola (Índia)
9º - Opendoor (Estados Unidos)
10º - OakNorth (Reino Unido)
17º - Nubank
28º - Banco Inter
41º - Creditas
Os fatores de seleção utilizados no estudo são o total de capital obtido; taxa de obtenção de capital; diversidade geográfica; diversidade setorial e "elemento X", que leva em conta o nível de inovação em produtos, serviços e modelos de negócios.