PME

Como se preparar para pagar mais impostos no seu negócio

Especialista afirma que todo pequeno empresário deve analisar estrategicamente antes de reduzir os custos de produção, pois pode comprometer a qualidade do produto ou serviço

Empreendedor preocupado (Thinstock)

Empreendedor preocupado (Thinstock)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2015 às 09h37.

Como se preparar financeiramente para pagar mais impostos?
Respondido por Ana Paula Paulino da Costa
, especialista em finanças

Os tributos, sejam eles impostos, taxas e contribuições, são obrigações legais, sujeitos às mudanças unilaterais. A pequena empresa precisa preparar o negócio para absorver aumentos nas alíquotas ou nos tipos de recolhimento. Nesse caso, o problema já não afeta somente o caixa, mas o lucro também.

Há tributos que incidem sobre as receitas de venda e rendimentos (tais como ISS, IPI, ICMS, PIS e COFINS) e outros sobre o lucro (Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro). 

Aqueles que incidem sobre a receita representam custos variáveis, pois se alteram proporcionalmente em relação à unidade vendida. Se há um aumento de impostos, há alguns caminhos e cuidados a tomar:

1. Aumentar o preço de venda ou vender mais

É preciso saber se esse percentual pode ser absorvido no preço olhando o nível de competitividade do mercado onde se atua. Se o concorrente não aumentar o preço, ele levará seu cliente, que por sua vez, também pode estar pagando mais impostos e buscando alternativas. 

Isso pode levar a uma queda nas vendas maior que o ganho no preço e, assim, você pode perder mais dinheiro do que aquele dos impostos. Analise estrategicamente se a forma de vender pode ser alterada para ganhar no volume. 

Uma margem unitária menor pode ser compensada por um volume maior e, portanto, por uma margem total maior. Calcule o quanto você precisaria vender a mais para compensar esse aumento e analise se é viável.

2. Reduzir os custos de produção

Cuidado! Esse é o caminho mais fácil, mas costuma ser o mais rápido para quebrar. Para manter a lucratividade, a empresa corta insumos essenciais que comprometem a qualidade do que vende e começa a perder prestígio e receita rapidamente. 

Quanto mais perde, mais corta na qualidade e mais rápido afunda. Algumas dicas: estabelecer parcerias com fornecedores, procurar por desperdícios que possam ser evitados, inclusive de tempo e simplificar processos. Isso pode ajudar no aumento da produtividade e mesmo da produção.

3. Reduzir as despesas fixas

Analise sua infraestrutura e veja o que pode ser mais bem aproveitado. Essas despesas são fruto de decisões mais estratégicas, tais como a localização do negócio (luguel, IPTU) ou de layout e de métodos construtivos incompatíveis com a atual escassez de recursos (escolha da iluminação, das torneiras) e mesmo de procedimentos que desperdiçam recursos como papel, água, comida, entre outros. 

Mudanças nessas despesas, às vezes, demoram um pouco mais e até podem exigir um investimento inicial. Mas lembre-se: pode dar uma economia para sempre. O que se economizar aqui vai direto para o lucro.

4. Reduzir o lucro

Se não há mais nada a fazer quanto aos preços e volume de venda, custos e despesas, é necessário aceitar a redução na taxa de lucro ou sair do negócio.

As negociações para pagamento de impostos podem aliviar o caixa, mas não se engane. Seu negócio deve absorver o parcelamento e os impostos futuros. Planeje o fluxo de caixa com esses pagamentos e, para tomar qualquer decisão no seu negócio, sempre considere as receitas e os lucros descontados os impostos.

Ana Paula Paulino da Costa é especialista em finanças e docente da BSP - Business School São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-financas-de-pmedicas-para-seu-negocioPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame