O mercado americano x o brasileiro
Respondido por Lyana Bittencourt, especialista em franquias
O franchising teve o seu grande desenvolvimento nos EUA, hoje um mercado maduro que pode ser comprovado analisando-se o ranking das dez maiores franquias do mundo, no qual a maioria são empresas americanas.
Top 10 Global Franchises - Rankings
Posição | Nome da franquia | País de origem |
---|
1 | Subway | Estados Unidos |
2 | McDonald's | Estados Unidos |
3 | KFC | Estados Unidos |
4 | Burger King | Estados Unidos |
5 | 7 Evelen | Estados Unidos |
6 | Hertz | Estados Unidos |
7 | Pizza Hut | Estados Unidos |
8 | ace Hardware Corporation | Estados Unidos |
9 | Wyndham Hotels and Resorts | Estados Unidos |
10 | Groupe Casino | França |
Fonte: Franchise Direct
Os EUA continuam sendo, de longe, o maior exportador mundial de franquias. Se compararmos o número de franqueadores de outros países que entram nos EUA, ainda temos um número pequeno em comparação com as centenas de novos conceitos de franquia criados naquele país.
Por estar entre os maiores mercados consumidores do mundo, nos EUA praticamente qualquer indústria pode utilizar o sistema de franquias para expansão de seus negócios.
Uma grande vantagem do franchising americano para potenciais franqueados é o fato de que se pode abrir o negócio com recursos de instituições financeiras, além de conseguir pagar o financiamento com o próprio resultado do negócio. No Brasil é muito diferente: as taxas de juros do financiamento inviabilizam o resultado das franquias.
Os pequenos e médios empreendedores brasileiros precisam de recursos próprios para abrir um negócio, muitas vezes oriundos de muitos anos de economias que são fruto do seu trabalho, ou com ajuda de amigos e familiares, ou até mesmo abrindo a operação com um ou mais sócios.
A velocidade com que os franqueadores americanos incorporam tecnologias em seus negócios é muito maior do que no Brasil, e isso é cultural. As empresas implantam seus projetos de expansão com franquias melhor estruturadas, em especial no quesito tecnologia e capacitação.
Também é um aspecto cultural o fato de que os franqueados americanos são mais suscetíveis a seguirem regras, o que para o franchising é muito bom. Com isso, a tendência é de existir menos conflitos além da manutenção do padrão do negócio - esse aspecto é o que mais sofre quando temos indisciplina na rede.
Já no aspecto da legislação aplicada ao franchising, a americana tem características peculiares, lá cada estado tem sua legislação, o que gera a necessidade da empresa franqueadora adaptar seus contratos para cada novo estado que vai entrar - o que exige também uma gestão de contrato muito mais cuidadosa. Diferente do Brasil, em que temos uma única lei que torna a gestão dos contratos mais simples.
Apesar de termos nos inspirando na legislação e no franchising americano, podemos dizer que o Brasil tem uma situação mais confortável, pelo menos neste quesito.
Lyana Bittencourt é especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.
São Paulo - Muitos
empreendedores buscam o franqueamento como uma forma de tocar uma pequena empresa, já que a modalidade dá uma sensação maior de segurança do que abrir um negócio próprio. Para quem quer ter uma
franquia,e não tem muito capital disponível, as marcas com baixo investimento são as mais atrativas. Antes de investir, o empreendedor deve pesquisar a fundo sobre o negócio, conversar com outros franqueados e fazer uma avaliação financeira. Veja, a seguir, 20 redes de franquias que oferecem modelos com investimento inicial de até 20 mil reais. As informações foram fornecidas pelas próprias redes franqueadoras.
2. AcquaZero 2 /22(Divulgação)
A AcquaZero, que trabalha com lavagem ecológica e estética automotiva, oferece nove modelos de franquia e conta com 230 unidades no momento. A marca oferece serviços como enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, impermeabilização de estofados e higienização de ar-condicionado. O modelo de franquia Standard tem um investimento inicial de 13 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de seis a 12 meses de operação.
3. Ahoba Viagens 3 /22(Divulgação/Ahoba Viagens)
A Ahoba Viagens é uma rede de franquias de viagens online que se conecta ao cliente através de voz, texto e vídeo. A marca possui 57 unidades em funcionamento. O forte da Ahoba Viagens é que o franqueado possa vender em sua comunidade ou rede de relacionamentos, como uma segunda renda. Para abrir uma unidade franqueada home based da Ahoba, o investimento inicial é de 3,6 mil reais e o prazo médio de retorno do investimento é de três meses.
4. DocSystem 4 /22(Divulgação)
A DocSystem, que oferece soluções para gestão de documentos, conteúdo e processos, tem hoje 85 unidades em operação. Para o modelo de franquia DocSystem Express, o investimento inicial é de 19,7 mil reais. O faturamento médio mensal é de 8 mil reais e o prazo de retorno do investimento vai de sete a 12 meses. A rede oferece outros modelos de franquia mais sofisticados.
5. Encontre Sua Viagem 5 /22(Divulgação)
A rede de franquias Encontre Sua Viagem tem, atualmente, 443 unidades em operação. No modelo de franquia home based, o investimento inicial é de 6 mil reais, que varia de acordo com o número de habitantes da região onde a franquia será instalada. O prazo de retorno do investimento vai de seis a 12 meses de operação. A rede oferece outros modelos de franqueamento.
6. FlyWorld 6 /22(Divulgação)
A rede de franquias de agências de viagens FlyWorld conta com 40 unidades e pretende dobrar este número até o fim de 2015. Criada em 1997, a empresa começou com o franchising em 2013. O investimento inicial para uma franquia é de 12,5 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento vai de seis a 12 meses de operação.
7. Gigatron 7 /22(Divulgação/Gigatron)
A Gigatron, rede de franchising de serviços em tecnologia, possui sete modelos de franquia, todos abaixo de 20 mil reais de investimento inicial. Atualmente, são 84 unidades em operação. O investimento para ter uma franquia da marca varia de 940 reais a 10,5 mil reais. O prazo de retorno é de até 12 meses.
8. Ice Creamy 8 /22(Divulgação)
A Ice Creamy é uma rede de franquia de sorveterias. A marca foi criada no ano passado e tem seis unidades em funcionamento. Os dois modelos mais econômicos da rede são o de carrinho de sorvete e de gelateria móvel gourmet (na foto). O investimento inicial é de 9,9 mil reais e 19,9 mil reais, respectivamente. O prazo de retorno do investimento vai de 18 a 24 meses para os dois modelos.
9. iGui 9 /22(Divulgação)
A rede de microfranquia iGUi Trata Bem trabalha com a prestação de serviços de limpeza e manutenção de piscinas. No momento, essa modalidade de franquia tem 242 unidades. Para ser um franqueado, o investimento inicial é de 9,9 mil reais, enquanto o prazo de retorno do valor investido é de três meses.
10. Inoivando 10 /22(Thinkstock)
A Inoivando é uma rede de franquias de marketing digital focada no segmento de casamentos. Hoje, a marca conta com três unidades e espera, até o fim deste ano, ter outras seis. A Inoivando iniciou o franchising no começo deste ano. O investimento inicial para ter uma unidade franqueada da marca é de 20 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de 24 meses.
11. Light Depil 11 /22(Divulgação/Light Depil)
A Light Depil é uma rede focada no tratamento de fotodepilação, com o uso da técnica da Luz Pulsada, nos formatos a domicílio ou Store in Store (dois negócios no mesmo espaço). Para abrir uma unidade franqueada, o investimento inicial é de 9,9 mil reais. O retorno do valor investido acontece a partir de seis meses de operação.
12. Master House 12 /22(Divulgação)
A rede de franquias Master House, que trabalha com manutenções e reformas, tem 11 unidades em funcionamento. A rede foi fundada em 2012 e está no franchising desde o ano passado. A Master House oferece o modelo de franquia de conversão de bandeira, válido apenas para quem já tem uma loja. Nesse caso, o investimento inicial parte de 10 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de seis a 12 meses.
13. Mídia Pane 13 /22(Divulgação)
A Mídia Pane, que trabalha com publicidade em sacos de pão, oferece apenas franquias home based. A marca foi fundada em 2010 e começou o franchising no ano seguinte. Atualmente, tem 185 unidades em operação. O investimento inicial é de 16,5 mil reais para ser um franqueado da marca, enquanto o faturamento médio mensal é de 12,6 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de três a seis meses de operação.
14. Miss Pink 14 /22(Divulgação)
A Miss Pink oferece uma loja móvel com mix de maquiagens, esmaltes e hidratantes, para o empreendedor que quer trabalhar em casa ou fazer parcerias com shoppings, salões de belezas ou outros espaços comerciais. A rede foi fundada no ano passado e tem 26 unidades em operação. Para ser um franqueado da marca, o investimento inicial é de 19 mil reais, enquanto o faturamento médio mensal é de 15 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de três a 12 meses.
15. Mr. Kids 15 /22(Divulgação/ Mr. Kids)
A Mr. Kids é uma rede de franquias que trabalha com máquinas de brinquedos e doces e possui 93 franqueados operando no momento. O investimento inicial para abrir uma unidade franqueada da marca é de 19 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de 15 meses.
16. San Martin 16 /22(Divulgação)
A San Martin, rede de franquias que trabalha com seguros, possui 118 unidades em operação. A marca foi fundada em 1995 e começou com o franchising em 2014. No modelo de franquia "Ramos Nobres", o investimento inicial é de 13,9 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de seis a oito meses. A San Martin também tem outro modelo de franquia, com investimento inicial de 25 mil reais.
17. Santo Bier 17 /22(Divulgação)
A Santo Bier é uma rede de franquias de trabalha com drink trucks, bares móveis que levam todos os tipos de bebidas. O modelo mais econômico da marca é o chamado "Carrinho dos Milagres". O investimento inicial é de 15 mil reais e o prazo de retorno do valor investido vai de dez a 15 meses. A marca oferece outros modelos de franqueamento.
18. Sr. Computador 18 /22(Divulgação)
A Sr. Computador é uma franquia de manutenções e serviços em Tecnologia da Informação com atendimento doméstico e corporativo. Atualmente, a marca tem 35 unidades e a meta é acrescentar outras dez até o final deste ano. A rede trabalha com três modelos de franquia. Para o modelo de conversão de bandeira, que precisa de uma loja já instalada, o investimento inicial é de 15 mil reais. O prazo de retorno do investimento varia de seis a oito meses.
19. Sapatilha na Sacola 19 /22(Divulgação)
A Sapatilha na Sacola é uma rede de franquias que trabalha com a venda de modelos exclusivos de sapatilhas, levando em uma mala expositora personalizada os diferentes modelos de calçado. Para ser um franqueado home based da rede, o investimento inicial é de 19,9 mil reais, enquanto o faturamento médio mensal é de 14 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de cinco meses. A rede também oferece outros modelos de franquia.
20. Tourlines 20 /22(Divulgação)
A Tourlines, rede de franquias de agências de viagens, possui 40 unidades em operação. Para o ano, a meta é alcançar 60 franqueados. Para o modelo home based da franquia, o investimento inicial é de 6,6 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de seis meses em média. A rede oferece outros modelos de franqueamento.
21. Web4br 21 /22(Thinkstock/Ingram Publishing)
A Web4br é uma rede de franquias home based de agências de marketing digital. Hoje, a marca tem 23 unidades em funcionamento e espera, até o fim deste ano, chegar a 80 delas. A franquia oferece serviços como criação de sites institucionais, ações em mídias sociais, serviço de criação de lojas virtuais e disparo de e-mails marketing, além da consultoria na área de design e artes gráficas. O investimento inicial para abrir uma unidade franqueada da marca é de 8,8 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de quatro a seis meses.
22. Veja, agora, redes que apostam em modelos mais enxutos 22 /22(Marcos Santos/usp imagens)