PME

Como incentivar mulheres empreendedoras no Brasil

Newsletter Empreenda, da EXAME, traz semanalmente informações, dicas e análises sobre negócios, carreira e empreendedorismo; saiba mais

Algumas empresas contam com medidas para aumentar a visibilidade e apoiar a diversidade em empreendimentos. Esse e outros assuntos são comentados na newsletter Empreenda, nova newsletter da EXAME (Klaus Vedfelt/Getty Images)

Algumas empresas contam com medidas para aumentar a visibilidade e apoiar a diversidade em empreendimentos. Esse e outros assuntos são comentados na newsletter Empreenda, nova newsletter da EXAME (Klaus Vedfelt/Getty Images)

O Brasil tem crescido muito quando o assunto é empreendedorismo e junto com o avanço vem a diversidade. Quando trata-se de representação feminina nos empreendimentos, as mulheres correspondem a 48% dos empreendedores no Brasil – deixando o país em sétimo lugar no mundo todo em representatividade feminina. 

Apesar deste ser um bom prognóstico, quando o tema é cargo de gerência em inovação ainda existe um longo caminho pela frente. As mulheres são menos de 5% entre as fundadoras de startups e pequenas empresas de base tecnológica. 

Ou seja, o setor de tech é um dos que mais crescem nos últimos anos, mas poucas são as mulheres que estão à frente de empresas nessa categoria. 

Por perceber essa disparidade, a repórter da EXAME especializada em empreendedorismo, negócios e PMEs, Maria Clara Dias, aproveitou a newsletter Empreenda para trazer alguns produtos e serviços fundados por players mulheres. 

A news é o mais novo produto sobre empreendedorismo da EXAME, fornecendo informações, dicas, análises e cases de sucesso para aqueles que buscam empreender melhor. Para receber gratuitamente, basta se cadastrar, aqui.

Na sua coluna “Fala, MC” (uma das sessões da Empreenda), Maria Clara destaca que a Startup Daki e a Amazon, gigante do varejo eletrônico, já se preocuparam em criar sessões nos seus e-commerces dedicados exclusivamente a produtos fabricados ou comercializados por mulheres. 

Dessa forma, o consumidor pode selecionar detalhadamente o produto, sabendo muito bem de quem está comprando e o que está apoiando – ajudando e promovendo o crescimento de empreendimentos femininos.

Quero receber a newsletter Empreenda!

Conheça mais sobre a newsletter Empreenda

Na nova newsletter da EXAME, Empreenda, você recebe as últimas notícias sobre empreendedorismo, cases de sucesso, histórias de líderes inspiradores, dicas de gestão financeira e empresarial e até indicações de livros, filmes, cursos e podcasts. 

Todas as informações para quem quer empreender melhor em um só lugar. A newsletter é semanal, lançada às quartas e enviada por email para os inscritos. Para se inscrever, clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:gestao-de-negociosMulheres

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame