Reunião (Dreamstime.com)
Da Redação
Publicado em 17 de dezembro de 2012 às 09h48.
5 dicas para aproveitar melhor o treinamento da franquia
Respondido por Adir Ribeiro, especialista em franquias
O conselho de franqueado é um canal formal de comunicação entre franqueados e franqueadores. De maneira geral, um conselho deveria tratar de temas relevantes para o negócio e não especificamente problemas individuais de cada franquia.
Para que o conselho seja mais efetivo perante uma rede e tenha resolutividade prática no dia a dia dos negócios, deve haver regras claras sobre a condição de participação dos franqueados, como a sua adimplência junto à franqueadora, o atingimento de metas nas suas unidades e a aderência às regras.
A questão da representatividade territorial é bastante complexa e relevante. O ideal é que membros de várias partes do país participassem, para traduzir uma visão nacional do negócio e não somente de regiões específicas.
A franqueadora também deve ter membros participantes, que tenham conhecimento prático do que ocorre na operação do negócio e alinhados com a visão e estratégia empresarial.
Deve haver uma agenda anual com as datas previstas antecipadamente e com uma lista de assuntos prévia para conhecimento de todos os participantes e com periodicidade definida (deve ser o suficiente para que haja tempo de implementação das soluções discutidas).
O registro dos assuntos discutidos e os prazos previstos de conclusão de cada item são fundamentais para conhecimento de toda a rede.
O conselheiro (como é chamado o franqueado que participa do conselho) deve ter conhecimento de sua responsabilidade de propagar as decisões e discussões ocorridas nas reuniões, bem como proporcionar alinhamento entre os franqueados de sua região.
Vale destacar que esse conselho tem caráter consultivo e não deliberativo, pois as decisões devem sempre ser tomadas pela franqueadora, que detém o controle da rede e é a responsável pela visão e planejamento de longo prazo.