PME

Como fazer um plano de marketing para sua empresa

Especialista indica o passo-a-passo de como elaborar esse documento e seus pontos essenciais

Mantenha sua equipe bem treinada (Creative Commons/eBeam/EXAME.com)

Mantenha sua equipe bem treinada (Creative Commons/eBeam/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2012 às 10h00.

Como fazer um plano de marketing?

Respondido por Frederico Mafra, especialista em marketing

As empresas têm percebido que saber planejar é essencial para se ter sucesso. Muito mais que um instrumento teórico, o plano de marketing é uma ferramenta imprescindível para que o empresário possa focar seus esforços nas oportunidades que o mercado lhe apresenta, aplicando de maneira eficaz e eficiente seus recursos.

A elaboração de um plano de marketing pressupõe a integração de pessoas e recursos da empresa em torno de processos de análise e identificação de mercados-alvo, criação, comunicação e entrega de um produto ou serviço de valor para o consumidor final. O resultado deve propiciar a satisfação do cliente, e para a empresa, crescimento de mercado e retorno financeiro para o empresário e seus colaboradores.

Confira as quatro etapas principais de um plano de marketing.

1. Análise do ambiente de negócios
A empresa deve estudar seu mercado de atuação e/ou similares (histórico, tamanho, potencial de demanda, etc.), buscando identificar uma ‘oportunidade de marketing’ que pode ser trabalhada pelo plano.

2. Marketing estratégico
Nessa etapa, a análise detalhada dos ‘atores-chave’ que fazem parte do setor de negócios escolhido pela empresa – consumidores, concorrentes, fornecedores -, e em que a oportunidade de marketing deverá ser desenvolvida.

Ao final desta etapa, a empresa define o modo como a quer ser percebida e lembrada pelo consumidor. Este é o ponto principal de todo o processo de planejamento de marketing, pois busca definir os diferenciais que a empresa irá trabalhar nas ações de marketing para ganhar mercado e superar seus concorrentes.

3. Marketing tático
Nesse momento são definidas as ações práticas do planejamento, a partir do posicionamento definido anteriormente. São especificadas, em detalhes, as características do produto (ou serviço) a ser ofertado, seu preço, a forma de comunicação e de distribuição do mesmo junto ao mercado-alvo.

4. Controle e avaliação
A quarta etapa deve tratar dos mecanismos de controle e avaliação do plano, por meio da definição de métricas e indicadores de desempenho que permitam à empresa medir o alcance dos objetivos e estratégias definidas.

A elaboração de um plano de marketing permitirá à empresa ser eficaz (ter foco e objetivos definidos) e eficiente (ter estratégias e ações práticas) no mercado escolhido para atuar. Também é a base para a construção de uma vantagem competitiva sustentável.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-marketing-de-pmedicas-para-seu-negocioEmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame