Serviço de apoio ao franqueado: o que é e como funciona
Respondido por Lyana Bittencourt , especialista em franquias
Um dos grandes desafios de um líder é entusiasmar sua equipe constantemente para gerar nela comprometimento com a organização e, assim, extrair o melhor desempenho de cada um. Em franquias isso se torna ainda mais claro, já que a gestão do franqueador precisa ser participativa e não pode se basear em um excesso de comando.
Muito pelo contrário, o franqueador deve liderar pelo exemplo e, com isso, criar um elo de confiança e parceria com seus colaboradores, franqueados e todos os demais stakeholders.
Para desenvolver essa empatia na rede, a franqueadora precisa se estruturar e criar mecanismos que possam colaborar com a transparência nas relações.
A definição dos valores e do propósito da marca é o primeiro passo para uma rede que deseja implantar um processo de liderança eficaz. A partir dessa definição, esses princípios precisam ser disseminados entre os gestores para que, por meio deles, toda a rede esteja envolvida nos mesmos propósitos.
Essa tarefa vem se tornando cada vez mais complexa. A velocidade de evolução do franchising tem desafiado os franqueadores a exercerem seu papel de líder diante do novo perfil dos franqueados.
Eles estão mais críticos, contestadores e mais preocupados como o papel da liderança do franqueador e como ela influenciará os negócios da rede, de maneira que eles consigam obter o retorno de seus investimentos como foi prometido no momento da aquisição da franquia.
Uma rede que busca eficiência na liderança tem de investir na formação dos seus líderes, seja em treinamento ou em coaching. E para que isso aconteça é importante que tais líderes tenham pleno conhecimento de como funciona o sistema de franquias e sejam capazes de identificar o papel de cada um no desenvolvimento da rede. Conhecer em profundidade o negócio da franqueadora é outro diferencial de uma liderança eficiente.
Exercer a liderança na rede de franquias significa promover relações ganha-ganha, em que todos entendam seu papel e se motivem a dar o seu melhor constantemente.
Lyana Bittencourt é especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.
- 1. Franquias
1 /10(Marcos Santos/usp imagens)
São Paulo - Investir em uma
franquia é uma das maneiras de ser dono do próprio negócio. Com um investimento inicial de 50 mil reais é possível fazer parte de alguma rede de franquia. Entretanto, especialistas alertam que o
empreendedor deve ter uma reserva financeira para sustentar o negócio nos primeiros meses. Veja algumas opções de franquias com investimento de até 50 mil reais.
- 2. Cartório Mais
2 /10(Divulgação/Cartório Mais)
Criada em 2009, a rede Cartório Mais é especializada em serviços de assistência cartorária e tem 364 unidades franqueadas. O investimento inicial para abrir uma unidade da marca é de 21 mil reais e demanda um espaço de 40 a 60 metros quadrados. A taxa de franquia inicial é de 9 mil reais e o prazo de retorno do capital investido é de 12 a 18 meses.
- 3. Emagrecentro
3 /10(Divulgação)
O Emagrecentro foi fundado em 1987 e é especializado em oferecer tratamentos estéticos e para redução de peso. A marca começou a expansão por meio do franchising em 1994 e hoje conta com mais de 200 unidades franqueadas. O investimento inicial para abrir uma unidade é de 50 mil reais e o faturamento bruto médio mensal é de 30 mil reais. O retorno acontece em até seis meses.
- 4. Ensina Mais
4 /10(Divulgação/Ensina Mais)
Fundada em 2012, a rede Ensina Mais é especializada em reforço escolar e hoje conta com 254 unidades franqueadas. Para abrir uma franquia da marca é preciso desembolsar a partir de 49,9 mil reais e ter um espaço de, no mínimo, 60 metros quadrados. A taxa de franquia custa 25 mil reais e cada unidade fatura, em média, 15 mil reais ao mês. O prazo de retorno do investimento é de 18 a 24 meses.
- 5. Espetinhos Mimi
5 /10(Divulgação/Espetinhos Mimi)
A rede Espetinhos Mimi foi criada em 1967 e começou sua expansão por meio do franchising em 1989. Hoje, a marca conta com 90 unidades franqueadas e faturou 70 milhões de reais no ano passado. O carrinho é um dos modelos de negócio da rede e demanda um investimento inicial de 30 mil reais. Cada unidade fatura, em média, 18 mil reais ao mês. O prazo de retorno do capital investido é de 16 meses.
- 6. Home Angels
6 /10(Divulgação/Home Angels)
Fundada em 2009, a rede Home Angels conta com 145 franquias. O investimento inicial para abrir uma unidade da marca é de 30 mil reais e taxa de franquia custa a partir de 15 mil reais. É necessário um capital de giro de três mil reais e o retorno do investimento acontece em até 12 meses.
- 7. Linha e Bainha
7 /10(Jacqueline Nilsson)
A marca é especializada em costura e reforma de roupa e foi criada para ser uma store-in-store dentro das unidades de lavanderias da Prima Clean e Quality Lavanderia. Para abrir uma franquia da marca, o investimento inicial é de 45 mil reais. A taxa de franquia custa 22,5 mil reais e cada unidade fatura, em média, 18 mil reais. O prazo de retorno do capital investido é de 24 meses.
- 8. Santo Bier
8 /10(Divulgação/Santo Bier)
Criada em São José do Rio Preto, a franquia é especializada em delivery de cerveja. A marca trabalha com seis modelos de negócio. No caso do modelo Santa Entrega, o investimento inicial é de 45,2 mil reais e a taxa de franquia é de 10 mil reais. O prazo de retorno é de 7 a 18 meses.
- 9. Walking Party
9 /10(Divulgação)
Fundada em 2010, a franquia Walking Party é um “ônibus balada” e começou a expansão por meio do franchising em 2013. Hoje, tem 10 unidades em funcionamento. Para abrir uma franquia da marca é preciso desembolsar a partir de 50 mil reais. Cada ónibus fatura, em media, 30 mil reais ao mês. O prazo de retorno do investimento é de 12 meses.
- 10. Agora, veja mais sobre franquias
10 /10(Divulgação/Divulgapão)