PME

Como dividir a empresa entre os sócios?

Especialista ajuda a calcular a fatia ideal para cada participante do negócio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 16h00.

Como dividir os percentuais da minha startup entre os sócios?
Respondido por Yuri Gitahy, especialista em startups

São Paulo - Como já foi visto em dicas anteriores, ter uma ideia é apenas o começo. Uma startup é uma ideia inovadora, executada com sucesso em tempo muito curto e conquistando um mercado promissor. Para isso, é necessário que o empreendedor se cerque de pessoas complementares e de perfis diversos.

Há muita discussão sobre como dividir a empresa, e quanto mais quantitativa for essa discussão, melhor. Pondere sobre as seguintes sugestões, e veja quais são aplicáveis:

1. Se alguém está deixando seu emprego para se dedicar exclusivamente ao projeto, seu percentual relativo deve ser maior.

2. Quanto maior a remuneração em dinheiro de um sócio durante a criação do seu produto, menor seu percentual (e vice-versa)

3. Tente garantir no mínimo 75% para o(s) empreendedor(es) original(is). Isso irá garantir que as decisões importantes sejam determinadas e garantidas pela maioria absoluta da sociedade.

4. Se todos estiverem envolvidos com a mesma dedicação ao projeto, é justo fazer a divisão equalitária - por exemplo, 25% para cada um de 4 sócios.

5. Reserve de 10% a 15% para distribuir entre seus principais desenvolvedores e gestores, e assim eles poderão ser retribuidos e motivados com um percentual no futuro. Atrele isso a metas claras que formalizam os percentuais gradualmente.

6. Guarde de 5% a 10% para conselheiros e mentores mais experientes que ajudem na estratégia e bootstrapping da empresa, pois apoio externo é muito benéfico em uma startup.

Isso deve ser suficiente para começar, e provavelmente já trará alguma dor de cabeça na divisão dos percentuais - afinal, toda sociedade é um exercício constante não só do trabalho de equipe, mas também de negociação e paciência.

 


Yuri Gitahy é investidor-anjo, conselheiro de empresas de tecnologia e fundador da Aceleradora, que apoia startups com gestão e capital semente

Envie suas dúvidas sobre startups para examecanalpme@abril.com.br.


Acompanhe tudo sobre:Conselhos de administraçãodicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negociogestao-de-negociosStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar