Você tem mais [1] matéria exclusiva para assinantes Exame este mês. Acesse sua conta gratuita para continuar lendo.
Gabriel Silva, do ResolveAí (Divulgação/ResolveAí)
Da Redação
Publicado em 24 de novembro de 2012 às 07h00.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 10h29.
São Paulo – A startup ResolveAí foi fundada pelos sócios Gabriel Silva, 30 anos, e Rafael Kaufmann, 28 anos, no ano passado. O usuário pode solicitar o táxi mais próximo do local que estiver por meio do site ou aplicativo de smartphone, disponível nos sistemas Android e iOS, e acompanhar o trajeto que o táxi percorre até chegar ao local.
Na internet, ao fazer a busca por cooperativas de táxis, eles se deparavam com sites desatualizados e demora no atendimento quando encontravam um número confiável. “O ResolveAí nasceu da nossa frustração. O Rafael e eu somos usuários de internet 'preguiçosos'. Sempre achamos que ela deveria resolver nossas vidas e não complicá-la”, explica Silva.
No começo do negócio, foram investidos 100 mil reais e a startup recebeu aporte dos investidores-anjos no valor de 600 mil reais. Antes de fundar a empresa, Silva seguia uma carreira executiva, tendo passado pela Whirlpool e AmBev, e fez MBA na Université Pierre- Mendès- France. Já Kaufmann fez mestrado em matemática computacional e trabalhou como consultor econômico na Fundação Getúlio Vargas.
A receita da startup vem das cooperativas de táxis, que pagam um valor fixo por corrida. Em breve, eles pretendem anunciar outras opções de mobilidade. “já firmamos convênios com os setores de ônibus urbano, interurbano, aéreo, entre outros”, afirmam.