Exame Logo

Brazil at Silicon Valley e Google buscam startups para competir nos EUA

As 15 empresas selecionadas se apresentarão durante o evento organizado por estudantes brasileiros na Califórnia; as inscrições vão até 14 de fevereiro

Startup Battle: as duas empresas vencedoras da competição serão aceleradas pelo Google for Startups do Brasil no segundo semestre de 2020 (Google Campus/Divulgação)
CI

Carolina Ingizza

Publicado em 13 de fevereiro de 2020 às 06h00.

Última atualização em 13 de fevereiro de 2020 às 07h00.

O Brazil at Silicon Valley, evento criado por estudantes brasileiros das universidades norte-americanas de Stanford e Berkeley, está com inscrições abertas para a competição “Startup Battle”. Os organizadores vão selecionar 15 empresas iniciantes, que fizeram no máximo uma rodada de investimento série A, para se apresentar a uma banca de especialistas na conferência.

As empresas selecionadas serão julgadas por um comitê composto por membros do Google for Startups Brasil e de empresas de Venture Capital que estarão no evento. Os nomes exatos ainda serão definidos, mas fundos como Valor Capital Group (Loft, Gympass, Stone) e SoftBank (QuintoAndar, Creditas, Loggi), têm lugar garantido no júri.

Veja também

As duas startups que forem melhor avaliadas poderão participar, no segundo semestre de 2020, do programa de aceleração do Google, o Google for Startups Accelerator. O programa já ajudou mais de 60 startups brasileiras, entre elas os unicórnios Nubankk, Loggi e QuintoAndar.

“Abrimos espaço para os vencedores do Startup Battle no Google for Startups Accelerator no Brasil por acreditar que podemos ajudar essas startups a avançarem suas soluções e adoção de tecnologias em seus produtos”, explica Andre Barrence, diretor do Google for Startups.

Como participar

A conferência acontecerá nos dias 30 e 31 de março em Mountain View, na Califórnia. As startups interessadas podem se inscrever no site do evento até o dia 14 de fevereiro. Para participar, é preciso responder um questionário e gravar um vídeo de cinco minutos defendendo a participação de sua empresa na competição.Os resultados serão divulgados no final do mês, no dia 22.

O comitê de seleção das startups informou que está buscando empresas que tenham grande potencial para gerar impacto social e econômico no mercado brasileiro. Por isso, eles dão preferência a startups que atuam em temas diretamente ligados à conferência, como saúde, finanças, vendas, agronegócio e educação.

“Acreditamos que o momento é muito oportuno para soluções focadas em gerar impacto social, principalmente com a crescente demanda da sociedade por produtos mais inclusivos e sustentáveis”, escrevem os organizadores.

O evento, que teve sua primeira edição em 2019, tem como objetivo conectar o Brasil ao Vale do Silício, para tentar transformar o futuro do país com tecnologia e inovação. Este ano, a conferência vai debater três grandes temas: Ecossistemas de Inovação; Indústrias em Transformação; e Impacto Social – caminhos viáveis para a redução da desigualdade no Brasil por meio da educação, da saúde e do empreendedorismo.

Estão confirmados como palestrantes Dara Khosrowshahi, presidente da Uber; Luciano Huck, apresentador brasileiro; Luiza Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza; Jorge Paulo Lemann, cofundador da 3G Capital; e Hugo Barra, vice-presidente de realidade virtual do Facebook.

Acompanhe tudo sobre:GoogleStartupsvale-do-silicio

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame