Evento receberá nove melhores chefs do mundo - entre eles o brasileiro Alex Atala (Agliberto Lima/Veja SP)
Da Redação
Publicado em 15 de junho de 2012 às 09h58.
Lima - O Peru será em setembro um foco de atração para o mundo gastronômico latino-americano e internacional, pois Lima receberá os nove melhores chefs do mundo - entre eles o brasileiro Alex Atala -, a quarta feira gastronômica "Mistura" e um encontro de cozinheiros da região, informaram os organizadores do evento nesta quinta-feira.
Lima acolherá entre 9 e 18 de setembro a quarta edição da feira gastronômica "Mistura", que este ano se apresenta como a "mais espetacular", com a presença de importantes cozinheiros internacionais, 32 restaurantes e uma mostra especial da comida regional e das frutas do país.
Aproveitando a convocação da "Mistura", a capital receberá entre 9 e 11 de setembro a visita dos nove chefs mais importantes do momento, que divulgarão na feira um manifesto sobre a gastronomia mundial.
"Lima atrairá a atenção da América Latina e também do resto dos países", afirmou à Agência Efe Mariano Valderrama, presidente da Sociedade Peruana de Gastronomia (Apega), entidade organizadora da "Feira Gastronômica Internacional de Lima 2011".
Paralelamente à cúpula do "G-9", alguns de seus membros, como Alex Atala, cujo restaurante D.O.M. foi eleito o sétimo melhor do mundo, participarão de diversas conferências.
Além da "Mistura" e da cúpula do "G9", o chef peruano Gastón Acurio explicou que está programada uma reunião de cozinheiros latino-americanos para analisar a potencialidade da cozinha da América do Sul e Central para construir um discurso comum da gastronomia da região.
"Trata-se de fazer com que em 20 anos a América Latina se transforme no centro do mundo gastronômico", afirmou Acurio.
Mais de 300 mil pessoas devem passar pela "Mistura", que irá ampliar o número de pavilhões, nos quais serão expostos mais de 350 produtos trazidos de todas as regiões do Peru.