Exame Logo

Black Friday: brasileiros querem gastar e intenção de compra cresce 29%

Pesquisa da Offerwise encomendada pelo Facebook mostra produtos mais buscados pelos brasileiros na Black Friday e aponta preferência pelo digital

Black Friday: intenção de compra cresce 29% em 2021 (Germano Lüders/Exame)
MC

Maria Clara Dias

Publicado em 19 de agosto de 2021 às 08h00.

Última atualização em 20 de agosto de 2021 às 11h11.

Nem mesmo a crise econômica deve afastar os brasileiros das compras nesta Black Friday. Pelo contrário. O número de pessoas que pretendem comprar algo na data será 29% maior do que no ano passado, como mostra uma pesquisa da Offerwise encomendada pelo Facebook.

Sem surpresas, a pesquisa aponta para uma preferência dos consumidores por compras feitas no ambiente online. Apenas 41% dos respondentes consideram as lojas físicas como o melhor canal de venda, contra 57% das respostas na pesquisa feita em 2020. Além disso, 77% dos 400 brasileiros entrevistados devem usar seus smartphones como principal canal de compra em 2021, contra 53% no ano passado.

Veja também

No cenário digital, o Facebook por si só também teve certo destaque. Mais de 70% dos entrevistados afirmaram que usam aplicativos da rede social na busca por novos produtos e marcas. Mais da metade (60%) admitiu a influência dos comentários e avaliações sobre produtos e serviços publicados no Facebook e Instagram no processo de compra.

Os dados seguem uma tendência que começou ainda no ano passado. Na pesquisa, 89% dos respondentes afirmaram que anúncios publicados no Facebook foram decisivos durante a compra de produtos na última Black Friday, em 2020.

Busca será pela melhor estratégia

A pesquisa mostra que, apesar da predileção pelo online, consumidores também estão atentos a estratégias que considerem as lojas físicas. Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que desejam comprar online e retirar o produto nas lojas, em busca de mais agilidade. A busca de 80% dos brasileiros também será por ofertas personalizadas na data.

Com isso, irão se destacar as empresas que conseguirem centralizar suas campanhas de marketing em diferentes canais de contato com o consumidor, e assim deixando as ofertas mais “a cara” de cada um dos compradores e privilegiando sempre a experiência de compra, do início ao fim. "Com esta mudança de comportamento, acelerada pela pandemia, ajudar as pessoas a encontrarem marcas e produtos relevantes e a ter uma boa experiência na interação serão fatores essenciais para o sucesso da estratégia de marketing das empresas”, diz Conrado Leister, diretor geral do Facebook no Brasil.

Para atrair o público, as empresas podem usar de alguns mecanismos. Para os consumidores, os mais decisivos são:

Produtos mais buscados para a Black Friday

Categoria Quantidade de respostas
Roupas e acessórios45%
Eletrônicos44%
Celulares41%
Informática40%

O futuro do varejo é 100% digital? Entenda assinando a EXAME.

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.
1
2
3
4
5

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

Acompanhe tudo sobre:Black Fridaye-commerceEXAME-no-InstagramFacebook

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame