PME

Atuação conjunta aumenta receita de restaurantes da Liga Gourmet

Entidade que reúne 17 restaurantes de Santos permite que empreendedores economizem nas compras coletivas e façam promoções conjuntas

Quinta da XV é um dos restaurantes que participam do projeto (Divulgação)

Quinta da XV é um dos restaurantes que participam do projeto (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2011 às 09h21.

São Paulo - As férias chegaram e com elas as oportunidades de negócios. Em Santos, litoral sul de São Paulo, um grupo de empresários já colhe os resultados de uma parceria muito bem sucedida que começou em 2008.

Há quatro meses oito proprietários de restaurantes conhecidos na cidade decidiram se unir e criaram a Liga Gourmet, uma entidade que busca qualificar e expandir o setor a partir da cooperação entre empresas. A culinária que eles representam é a mais diversa possível: italiana, portuguesa, japonesa, árabe, cozinha contemporânea, pizzaria, entre outras.

A ideia nasceu quando este mesmo grupo participou do Projeto Empreender no escritório regional do Sebrae na Baixada Santista. Hoje, a Liga já agrega 17 estabelecimentos, com o objetivo principal de se tornar referência de empreendedorismo no segmento gastronômico. Cerca de 100 mil pessoas freqüentam mensalmente os 17 restaurantes, pizzarias e bares da rede.

Faturamento maior

Os frutos da união já podem ser sentidos em todos os restaurantes, segundo o diretor de marketing e comunicação da Liga, José Paiva, proprietário do tradicional restaurante português Quinta da XV. “Nosso faturamento aumentou de agosto para cá entre 10% a 15%.” Comprar conjuntamente também tem sido um bom negócio. “Fechamos o primeiro contrato de compra conjunta com a empresa de gás. Vamos economizar cerca de 20%. É um dinheirão.” O segundo contrato deverá ser fechado em breve com o distribuidor de carne. “Esse é um item que tem nos atrapalhado muito porque não para de subir”, reclama o empresário.

A promoção conjunta também está fazendo toda a diferença para esses empresários. De acordo com o diretor da Liga, uma cartela está sendo distribuída aos frequentadores. Cada restaurante coloca um selo e, ao completar a cartela, o cliente pode voltar a uma das casas e escolher uma refeição gratuita. A promoção se estenderá durante todo o mês de janeiro.

Atrás dos turistas, principalmente os que chegam de navio ao Porto de Santos, a Liga já firmou parceria com uma operadora de turismo. “Somente na semana passada atracaram em Santos 18 mil turistas. Queremos essas pessoas conhecendo a nossa gastronomia.”

Além da promoção de dezembro e janeiro, os integrantes já estão estudando um festival gastronômico conjunto, criação de uma carta de fornecedores visando a qualidade dos produtos e melhores preços, formação de um cadastro de mão-de-obra, treinamentos de funcionários em conjunto e desenvolvimento de produtos com a identidade da Liga Gourmet.

Qualidade

Paiva faz questão de ressaltar que, por enquanto, não estão abrindo para novos parceiros. “Cada integrante passa por uma avaliação dos membros do grupo que considera a capacidade do negócio, o tempo de trabalho do empresário e seu perfil, inovação, criatividade e vontade de participar das ações. Os estabelecimentos são visitados por uma comissão do grupo.”

O sucesso do empreendimento levou algumas prefeituras vizinhas a Santos, como São Vicente e Bertioga, a procurar a liga para conhecer melhor todo o projeto. Secretários de turismo das duas cidades já marcaram reuniões.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame