As franquias mais caras para investir no Brasil
Veja quais redes têm investimentos que começam em 500 mil e ultrapassam vários milhões de reais
Da Redação
Publicado em 9 de setembro de 2013 às 11h51.
Última atualização em 23 de julho de 2018 às 10h50.
São Paulo – Nos últimos anos, o mercado de franquias se democratizou, oferecendo oportunidade de um negócio para quem não tinha capital além de 80 mil reais. Fora das microfranquias , no entanto, a maior parte das marcas ainda exige investimentos mais altos, ou por serem grandes empreendimentos ou por serem marcas muito consolidadas. “O investidor que está disposto a desembolsar esta quantia, apenas para lucrar no futuro, é a pessoa que sabe ganhar dinheiro, ou seja, faz contas, estratégias e previsões de faturamento”, diz Luis Henrique Stockler, sócio-diretor da consultoria baStockler. Com base no banco de dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), EXAME.com selecionou as franquias com investimentos que começam em 500 mil reais e ultrapassam 1 milhão de reais.
No Brasil, a Accor trabalha com franquias das marcas Ibis e Mercure, mas oferece seis bandeiras no mundo, onde soma mais de 1000 hotéis franqueados. É também um dos únicos grupos de franquias de hotéis no país. O investimento varia de 5,5 milhões a 13 milhões de reais, entre os mais altos do mercado.
Com sede em Belo Horizonte, a Alta Energia Fitness é uma rede com 12 academias de ginástica. A marca tem 350 funcionários e capacidade para atender 14 mil alunos. Segundo o banco de dados da ABF, o investimento inicial varia de 850 mil a 2 milhões de reais.
Com costelas e lanches no cardápio, o American Prime Steak House é uma rede de restaurantes no formato “dinner americano”. A marca tem duas lojas em Brasília e prevê a inauguração da primeira unidade em São Bernardo do Campo, São Paulo. O investimento inicial varia de 1,5 milhão a 2,8 milhões de reais.
Criado no Rio de Janeiro, em 1952, o Bob’s é uma das maiores redes do Brasil e atua com franquias em quiosques e lojas. Neste ano, ficou entre as melhores franquias do país, em um ranking do grupo Bittencourt. O investimento inicial na marca pode variar de 555 mil a 1,3 milhão de reais.
A rede de restaurantes também segue o padrão “casual dinner”, com pratos de carnes e lanches no cardápio. Criada em 2003, em Brasília, a marca passou a ter franquias em 2008. Hoje, além de Brasília, tem unidades em São Paulo, Minas Gerais e Maranhão. Fortaleza e Rio de Janeiro fazem parte do plano de expansão. O investimento vai de 1,4 milhão a 2,5 milhões de reais.
Esta é a franquia de buffet de festas infantis que leva a marca da Xuxa. Ainda sem unidades em operação, a rede é comandada pelo grupo SMZTO. A previsão de investimento inicial na franquia é de 612,5 mil a 2,1 milhões de reais.
A marca de cervejas tem suas franquias controladas pela Sonar, da Brasil Kirin. A rede atua com vários modelos de franquias, desde quiosques até bares completos. O investimento varia de 650 mil a 1,2 milhões de reais.
Lançada no mercado de franquias recentemente, a rede de academias tem celebridades, como Luciano Huck, entre os sócios. Os planos da marca incluem a abertura de 120 unidades até 2015. Para abrir uma academia da rede, o franqueado desembolsa de 900 mil a 1,6 milhão de reais.
Criada no Distrito Federal, em 1981, a empresa virou franquia dez anos depois. A rede é uma das que tem mais franqueados satisfeitos do país. O investimento na franquia da lanchonete pode partir de 830 mil reais e ultrapassar 1,3 milhão de reais.
Criado há quase 30 anos, a rede Gula Gula tem 17 restaurantes no Rio de Janeiro. Hoje, a empresa trabalha também com serviço de delivery na maioria das unidades. O investimento inicial começa em 819 mil e pode passar 1 milhão de reais.
No mercado desde 1988, o Habib's tem mais de 3000 lojas em funcionamento hoje, na maioria dos estados. Além de lojas convencionais, a marca trabalha com formatos menores, para shoppings center. O franqueado desembolsa de 900 mil a 2 milhões de reais para iniciar o negócio.
Criada em 1993, a hamburgueria surgiu em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro. Atualmente, tem cinco lojas em operação, em Campinas, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O investimento inicial é de 1,7 milhão de reais.
Este restaurante é conhecido por ter apenas um prato no cardápio – bife com fritas – e tem ares de bistrô. Comandado pelo grupo SMZTO, tem cinco unidades em operação, incluindo uma em Miami. Para abrir este negócio, o empreendedor investe de 705 mil a 1,1 milhão de reais.
No mercado há mais de 55 anos, a rede de restaurantes La Mole tem 16 unidades, sendo 10 franquias e outras seis próprias. O investimento para começar o negócio varia de 500 mil a 1,2 milhão de reais.
Uma das franquias mais conhecidas do país é também uma das que tem investimento mais alto. A rede de lanchonetes tem investimento, segundo a ABF, entre 1,2 milhão e 2,5 milhões de reais.
A rede de lojas de brinquedos, comprada pela Ri Happy no final do ano passado, foi criada em 1994. Hoje, tem lojas em praticamente todos os estados. O investimento inicial varia de 825 mil a 1,6 milhão de reais.
Controlada pelo Habib’s, a rede é focada em culinária italiana. São 21 unidades em operação no país. Os franqueados costumam investir entre 900 mil e 2 milhões de reais em unidades em shoppings ou pontos de rua.
Nova no mercado de franquias, a rede de lojas de brinquedos foca em cidades com até 300 mil habitantes para expandir e se interessa especialmente por shoppings centers. Para ser franqueado da rede, o investimento começa em 900 mil reais.
Criada em 2002, em Porto Alegre, a rede é, como o nome denuncia, especializada em massas. Há dois modelos de franquias: o express e o de restaurante. Neste último, o investimento pode variar de 544 mil a 1 milhão de reais.