PME

As 16 franquias brasileiras mais internacionais

Pesquisa da Fundação Dom Cabral indica quais são as franquias do Brasil com mais presença no mercado externo

Franquia Via Uno (Divulgação)

Franquia Via Uno (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2012 às 16h54.

São Paulo – A rede de franquias Via Uno é a que tem mais atuação no mercado internacional, de acordo com o levantamento “Ranking das Transnacionais Brasileiras 2012”, realizada pela Fundação Dom Cabral.

Para calcular o grau de internacionalização das franquias brasileiras, a escola teve como base os seguintes indicadores: unidades franqueadas no exterior, receita de royalties e taxas provenientes desses negócios, receita de venda de produtos e de unidades próprias. A média desses indicadores fornece o índice de transnacionalidade das empresas.

A rede de sapatos e acessórios Via Uno tem 255 unidades, sendo que 152 são próprias e hoje, está presente em 25 países. Na segunda posição do ranking, está a Fábrica Di Chocolate, empresa especializada na comercialização de chocolate com frutas. Atualmente, a empresa tem 40 unidades no Brasil, Kuwait, Austrália, Espanha, Japão, República Dominicana e Venezuela.

No terceiro lugar, a mineira Showcolate tem 70 unidades, sendo que 40 operam no exterior. A rede de escola de idiomas, Wizard, está na 12ª posição do ranking e tem planos para inaugurar uma franquia master na Angola em dezembro deste ano.

Arezzo, Hering, Marisol, Giraffas, Spoleto e Localiza são exemplos de grandes redes que também estão no ranking das 16 franquias brasileiras com mais presença no exterior.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFranquiasFundação Dom CabralListasRankings

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame