A etiqueta dos blogs corporativos
Quais as regras que a empresa deve seguir para dar credibilidade à página e torná-la mais atrativa ao público
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
1. Responda os comentários com rapidez: a velocidade do retorno demonstra atenção ao usuário e ainda estimula os leitores a visitarem mais vezes a página. Por isso, é recomendável que o administrador do blog responda todos os comentários ao menos uma vez por dia.
2. Não apague críticas: os blogs que retiram do ar as críticas publicadas pelos usuários - mesmo as mais contundentes - são vistos como censores. Entretanto, as empresas que acatam os comentários e retornam prontamente ao internauta demonstram transparência e ganham a confiança do público.
3. Não utilize gírias e abreviações: apesar de a internet permitir uma linguagem informal, é importante lembrar que o blog é uma vitrine da empresa. O tom de bate-papo é bem-vindo nesse espaço, desde que seja respeitada a gramática.
4. Verifique a veracidade da informação divulgada: Embora o blog seja um espaço informal, todos os dados publicados nesse espaço são de responsabilidade da empresa. Portanto, é necessário checar as informações antes de divulgá-las, sob risco de arranhar a reputação do negócio.
5. Não faça auto-promoção: utilizar o espaço para enaltecer a empresa - ou o empreendedor - é uma prática mal vista pelo usuário, que freqüenta o blog em busca de informações específicas. Prêmios recebidos, condecorações para a equipe e outros eventos do tipo devem ser divulgados no site institucional da empresa.