9 opções de franquias de baixo custo
Franquias de serviços de estética, de escola de idiomas ou bares são alguns exemplos
Da Redação
Publicado em 29 de outubro de 2012 às 18h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h22.
São Paulo – Para empreendedores interessados em ter um negócio próprio, mas que não possuem o capital suficiente, diversas empresas oferecem modelos de franquias de baixo custo. Há oportunidades de negócio nos setores de alimentação, educação, serviços de estética, entre outros. Entretanto, vale lembrar que para ser um franqueado de sucesso é preciso paciência e muito trabalho. Veja a seguir nove opções de franquias de baixo custo.
A empresa é especializada na venda de produtos infantis por meio de máquinas tipo vending machines. Fundada em 2009, a Mr.Kids tem uma unidade própria e cinco franqueadas. O investimento inicial é de 15 mil reais e o valor inclui a taxa de franquia e o capital para instalação dos equipamentos. O faturamento médio mensal é de 4,320 mil reais e o prazo de retorno é de a partir de seis meses.
A Seguralta foi fundada em 1968 e hoje tem 300 franquias nos modelos master, standard e home. O modelo mais barato da corretora de seguros demanda investimento de 15,5 mil reais. Neste caso, não há uma estrutura padrão, o empreendedor pode escolher trabalhar no esquema home office ou de um escritório. O faturamento médio mensal deste modelo é de 6 mil reais e o prazo de retorno é, em média, de 12 a 15 meses.
A franquia de bares Nosso Bar da Ambev foi criada em 2011. O formato da franquia permite que bares já existentes convertam-se para a bandeira da produtora de cervejas. Ou seja, o bar ganha a aparência da marca da Ambev, mas continua com o nome que o empreendedor escolheu. Hoje, esse modelo soma 200 pontos de operação em São Paulo. O investimento inicial é a partir de 28 mil reais e o faturamento médio mensal é estimado em 25 mil reais. O prazo de retorno do investimento é a partir de 12 meses.
Para ser um franqueado da Pop Idiomas, empresa especializada em cursos de idiomas para as classes C e D, o investimento inicial é de 35,5 mil reais. O modelo demanda um espaço de 50 metros quadrados. O faturamento médio mensal é de 22 mil reais, considerando que a escola tenha pelo menos 210 alunos. Neste caso, o prazo de retorno é entre 10 a 18 meses.
O carrinho é o modelo de franquia mais simples da Espetinhos Mimi, especializada no comércio de espetinhos assados e congelados, e custa a partir de 30 mil reais. O valor inclui a taxa da franquia e os materiais necessários para começar o negócio como estoque e equipamentos específicos. Hoje, a marca tem três unidades próprias e 55 unidades franqueadas. O faturamento médio mensal é a partir de 20 mil reais, dependendo da região do negócio. O prazo de retorno é de 12 a 24 meses.
A empresa foi fundada em 1987 e, ao todo, possui 198 unidades franqueadas e quatro unidades próprias. Especializada em oferecer tratamentos de emagrecimento e estética, o investimento inicial de uma franquia da Emagrecentro é de 39 mil reais. O valor inclui os equipamentos específicos e pequenas reformas do local escolhido. O faturamento médio mensal é 25 mil reais, e o prazo de retorno é de seis meses.
Inaugurada em 2007, a Escola de Vôlei Bernardinho virou uma rede de franquias em 2011. Hoje, a marca tem oito unidades próprias e 12 franqueadas. O investimento, sem contar o ponto comercial, é de 44,840 mil reais e inclui o material para a escola como bolas e redes. O prazo de retorno varia de 24 a 36 meses. O faturamento mensal gira em torno de 12 mil reais, considerando que a escola tenha 100 alunos.
Fundada em 2007, a rede Spa das Sobrancelhas, oferece serviços especializados para o cuidado das sobrancelhas. Hoje, são 35 unidades franqueadas e uma unidade própria. O investimento inicial do negócio é de 49,9 mil reais e o faturamento médio mensal é de 35 mil reais. O prazo de retorno é estimado de oito a dez meses.
A empresa Mix Potato, especializada em batatas recheadas, foi fundada em 2005 e começou a expandir seu negócio com franquias em 2011. A empresa tem uma unidade própria e 59 unidades franqueadas. O modelo delivery é o mais simples e não dispõe de mesas para atendimento local, com exceção de algumas cidades. Neste modelo, o investimento inicial é de 50 mil reais e o faturamento médio mensal é estimado de 12 a 15 mil reais nos três primeiros meses.