8 ideias de negócios para começar ainda em 2013
Pesquisa divulgada por instituto americano mostra os setores mais promissores para os próximos anos
Da Redação
Publicado em 14 de março de 2013 às 09h15.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h42.
São Paulo – Prever os mercados que vão estar aquecidos nos próximos anos pode ser a chave para uma pequena empresa de sucesso . Além da pesquisa, o empreendedor precisa fazer um planejamento e pensar bem nas metas de longo prazo do negócio. Focada no mercado americano, uma pesquisa realizada pelo instituto IBISWorld indica quais são os setores mais promissores para quem vai começar a empreender. Apesar de algumas particularidades dos negócios norte-americanos, o levantamento traz inspirações aos empreendedores brasileiros. A lista leva em conta a contribuição de cada área para a economia, as barreiras de entrada, o avanço tecnológico e o crescimento projetado para os próximos anos. Negócios de varejo, serviços e internet aparecem com destaque.
Hoje em dia, quase todo mundo recebe notificações de games em redes sociais. O crescimento desse mercado, segundo os pesquisadores, deve ser de 31,9%, alcançando 6 bilhões de receita em 2013. O desenvolvimento de jogos para redes sociais aparece como promissor já que o aumento da demanda deve abrir novas oportunidades.
Com mais confiança nas compras online, os consumidores passaram a comprar mais itens como roupas e sapatos pela internet. Esse avanço, segundo a pesquisa, favorece a área de sapatos online, que deve ter um crescimento de 16,2%. Apesar da concorrência com grandes marcas já estabelecidas, as startups podem aproveitar a fragmentação do mercado para crescer. A chave é se diferenciar para chamar a atenção dos consumidores.
Com exigência de pouco capital inicial e um mercado altamente fragmentado entre várias empresas, este serviço se apresenta como um negócio promissor, segundo a pesquisa. As empresas precisam de uma boa logística, ferramentas adequadas e atualização constante de novas tecnologias para desenvolver o negócio. Deve crescer 4,2% ao ano.
Usado geralmente no mercado de fusões e aquisições, o data room virtual é uma espécie de arquivo de informações que permite armazenar e distribuir documentos. Segundo a pesquisa, esse negócio deve crescer 16% neste ano. A proliferação do compartilhamento de documentos aumenta o mercado, dizem os pesquisadores. Com baixas barreiras de entrada, o faturamento do setor avançou 16,5% nos últimos cinco anos.
O mercado de turismo, em especial no Brasil, está superaquecido. Para a pesquisa, o setor deve apresentar avanço de 6,1% em 2013, nos Estados Unidos. A tendência é que as agências de viagem online ganhem cada vez mais espaço, garantindo o crescimento nos próximos cinco anos. Grandes players devem manter a estratégia de comprar empresas locais menores para expandir.
Outra área que deve se beneficiar da Copa do Mundo e das Olímpiadas no Brasil, o negócio de tradução se destaca com o avanço de empresas internacionais no país. Com crescimento anual de 2,4% nos Estados Unidos, os pesquisadores acreditam que a adaptação de sites em várias línguas deve aquecer o mercado.
Também na linha de segurança online, os serviços de investigação de crimes digitais e computação forense aparecem como destaque na lista. O crescimento anual deve ser de 11,9%, segundo a pesquisa. O aumento no acesso a internet através de dispositivos móveis deve alavancar este setor. Investimento inicial e barreiras de entrada costumam ser baixos.